A maior parte das aplicações contidas no Office 2003 da Microsoft que hoje chega às lojas de todo o mundo pode ter um aspecto e funcionamento semelhante às versões anteriores, contudo sob o interface gráfico existem algumas grandes alterações, situando-se o suporte da linguagem XML e um conjunto melhorado de ferramentas colaborativas entre as mais importantes.




O objectivo continua a ser a optimização da forma como as pessoas produzem informação, "primeiro a um nível individual, depois em equipa e por fim a nível empresarial", referiu Carlos Lacerda, da Microsoft Portugal, na conferência de imprensa onde se apresentou oficialmente o produto. Para o Business e Marketing Officer da Microsoft Portugal o novo "sistema" representa contudo uma evolução em relação às aplicações stand-alone, garantindo uma ferramenta integrada que facilita a comunicação entre grupos de trabalho, a partilha de informação, fluxo de documentos e ainda a maior produtividade na gestão de processos empresariais. "O Office 2003 marca o início de uma nova era em termos de produtividade e colaboração", garantiu.




O Microsoft Office System consiste nas versões de 2003 do conjunto base de programas do Office, onde se encontram o Word, o Excel, o PowerPoint, ou o Access, e em actualizações a outros programas de infotrabalho tais como o Visio, FrontPage, Publisher e o Project.



Entre as renovações aos programas habitualmente integrantes do pacote de ferramentas de produtividade da Microsoft, salienta-se o novo Outlook, agora com a adição de características de segurança como a identificação de spam, ou o envio de mensagens suspeitas directamente para a pasta de lixo - que de qualquer modo podem ser sempre recuperadas caso haja algum engano. O novo Outlook permite ainda a identificação de endereços de email para bloqueio ou acesso automático às mensagens.




Além dos programas habituais, o Office System 2003 integra outros inteiramente novos, nomeadamente o Office InfoPath 2003 e o Office OneNote 2003. O OneNote destina-se especialmente aos utilizadores de Tablet PCs que utilizam a versão do Windows XP para esse tipo de computadores portáteis, permitindo registar electronicamente notas escritas através de uma caneta stylus. O programa também funciona com um teclado. Por seu lado, o InfoPath utiliza a linguagem XML (eXtensible Markup Language) para recolha de informação e a sua agregação. Para a maior parte das empresas, a grande mudança oferecida pelo Office 2003 reside no XML, dado que a maior parte das aplicações do pacote poderão gravar informação em ficheiros desse tipo, facilitando assim a partilha de dados entre programas.



Outras duas componentes importantes da versão 2003 do Office 2003 são o SharePoint Services para a criação de sites que possibilitam a partilha de informação e a colaboração em documentos comuns, e o SharePoint Portal Server, uma ferramenta de criação de portais empresariais com vista a estabelecer a ligação entre pessoas, equipas e conhecimentos ao longo de processos de negócios, de uma forma segura.




Além do SharePoint Portal Server, mais três aplicações de software para servidores "acompanham" a versão mais recente do sistema Office, o Office Live Communications Server 2003, o Windows Server 2003 e o Exchange Server 2003.




Os preços das diferentes versões do Office variam entre 149 euros para a Student and Teacher Editio e os 499 euros na Professional Edition, enquanto a Professional Enterprise Edition só está disponível para licenciamento de volume. O Office Standard Edition 2003 custa 399 euros e o Small Business Edition tem um preço de 449 euros. Os upgrades têm valores a partir de 239 euros, sendo que a versão para professores e alunos não tem actualização.




As aplicações vendidas separadamente mantêm também os mesmos valores, que são de 229 euros para o Word, Excel, Access e PowerPoint, enquanto o Outlook 2003 custa 109 euros. Os novos InfoPath 2003 e OneNote 2003 são também vendidos individualmente pelo preço de 199 euros cada um.



O programa de diagramas Visio e a linha de gestão de projecto Project - com uma base de clientes bastante alargada em Portugal - conhecerão finalmente versão na língua lusa no final do primeiro trimestre de 2004, referiu Carlos Lacerda durante a conferência de imprensa de apresentação da versão 2003 da família Office. Segundo o mesmo responsável, a edição portuguesa da suite Office System estará nas lojas até ao final do ano.




Em simultâneo com o anúncio do Office 2003, a Microsoft lançou também a nova versão do Exchange, o servidor de correio electrónico, que a empresa apresenta como a mais fiável e segura de sempre, garantindo melhorias na produtividade, gestão e segurança. Em combinação com o Outlook 2003, o Exchange 2003 deverá assegurar uma gestão de calendário e correio electrónico mais simples, assim como uma sincronização mais fácil e melhor integração com a Internet. O novo servidor de messaging permite ainda a sincronização com equipamentos Pocket PC, quer sejam PDAs, smartphones ou telemóveis.




A instalação do Office System 2003 requer a utilização do sistema operativo Windows 2000 ou Windows XP.



Nota da redacção: A notícia foi actualizada com a informação de preços e disponibilidade das versões em português.



Notícias Relacionadas:

2003-09-22 - Microsoft anuncia Office Solutions Accelerators

2003-08-20 - Código do Office System 2003 entregue para produção