Depois do lançamento empresarial em Maio, o Office 2010 chega hoje ao mercado de consumo a nível mundial. Em Portugal está também disponível, por enquanto apenas na versão inglesa.

A versão portuguesa só chega a 10 de Agosto, mas à venda a partir de hoje estão já três pacotes em inglês: Casa e Estudante, Casa e Escritório e Profissional.

O primeiro, que é também o mais barato (e menos avantajado), tem um preço recomendado a partir de 99,99 euros, anunciou a Microsoft.

Para além dos pacotes vendidos nas tradicionais lojas de retalho, a nova suite de produtividade poderá ser também adquirida directamente online, transferida e instalada no PC, ou comprada através de um "cartão de chave de produto" vendido no retalho, que permite activar as ferramentas pré-instaladas nos computadores vendidos por fabricantes parceiros, no Office Starter. O preço de partida apontado pela Microsoft para o novo Office (99,99 euros) é aliás o valor referente a esta nova modalidade.

Entre as marcas que integram à saída de fábrica uma versão reduzida do Office estão a Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, Samsung, Sony e Toshiba e também as nacionais Insys, Tsunami, BoxSystems ou Wortus, que vão fornecer computadores com versões pré-instaladas da suite em português, a partir de Agosto.

No formato tradicional, em pacote, a versão mais barata do Office já está disponível em algumas lojas portuguesas e custa 154,99 euros.

No que se refere à loja online da Microsoft o TeK experimentou mas o site do serviço para Portugal ainda não mostra as novas ofertas. A Microsoft adianta que o site está a ser actualizado e em breve disponibilizará os novos produtos.

Para além das novidades ao nível das formas de distribuição e comercialização, a nova edição do Office traz, como seria de esperar, mudanças significativas no que respeita às próprias ferramentas.

A título de exemplo, podem referir-se as novas possibilidades de edição colaborativa, integração entre várias plataformas de trabalho (PC e telefone, por exemplo) e interactividade entre os diferentes programas, como o TeK já teve oportunidade de explicar num artigo dedicado às novidades do Office 2010.