A contra-ofensiva já era esperada: para combater as ferramentas de produtividade disponibilizadas de forma gratuita na Internet e offline a Microsoft acaba de revelar que quando lançar o Office 2010 coloca também no Windows Live as principais aplicações do pacote.

A nova versão do Office só será comercializada no primeiro semestre de 2010 - em data ainda a definir - mas dezenas de milhares de utilizadores podem começar já hoje a experimentar o Office 2010, assim como o SharePoint Server 2010, Visio 2010 e Project 2010, através do programa Technical Preview.

A versão web das aplicações Office já tinha sido apresentada em Outubro do ano passado, na Professional Developers Conference. Os utilizadores do Office vão assim poder trabalhar os seus documentos mesmo em computadores onde não tenham instalado o pacote de produtividade.

O Web Office tem apenas versões simplificadas do versões do Word, PowerPoint, Excel e OneNote, que se usam com o browser da Web e que mantêm a formatação e aspecto de um documento, independentemente do dispositivo utilizado.

O lançamento do Web Office ocorre em simultâneo com a nova versão do pacote em formato tradicional que continua a ser disponibilizado às empresas e utilizadores particulares. Tal como aconteceu com o Windows 7, a empresa decidiu também reduzir o número de versões do Office 2010, que passa agora a ser de 5 em vez das 8 do Office 2007.

Para além das versões Web os principais destaques do novo Office centram-se na colaboração dentro de equipas, com a melhoria da funcionalidade de co-autoria dos documentos Word, PowerPoint e OneNote, assim como mudanças substanciais ao nível do gestor de correio Outlook.

Ainda na semana passada a Microsoft tinha divulgado um vídeo ao género de trailler de Hollywood onde levantava um pouco o véu sobre o novo Office.