A segunda release do Microsoft Office Communications Server 2007, com chegada definitiva ao mercado prevista para Fevereiro de 2009, foi hoje anunciada pela Microsoft durante a VoiceCan em Amesterdão. A actualização está apenas disponível para testes beta privados.

Nesta segunda versão de testes são expandidas as funcionalidades de voz suportada por software a profissionais remotos e móveis e aumentado o serviço de conferência. Também há novidades ao nível das ferramentas disponibilizadas aos programadores.

A Microsoft detalha que a R2 integra funcionalidades MindAlin da Parlano, para facilitar a colaboração entre equipas dispersas geograficamente, via mensagens instantâneas. Ao nível da voz sublinha a introdução da Consola de atendimento e chamadas em equipa, que facilita a gestão de chamadas e conferências em nome de outra pessoa e também destaca a integração de SIP.

No que se refere às novas ferramentas disponibilizadas aos programadores, a empresa sublinha a integração do Visual Studio e APIs para facilitar a criação de aplicações que facilitem a comunicação diária.

A Microsoft acredita que a voz se irá "transformar numa aplicação, à semelhança das mensagens instantâneas e do correio electrónico" e garante que as actualizações do Office Communications Server 2007 R2 vão no sentido de contribuir para essa transformação.