(Actualizada) A Microsoft anunciou que o Office vai passar a suportar o formato ODF - Open Document Format. Desde 2005 que a empresa vem mantendo uma acesa disputa com a comunidade open source às custas do tema, polémica que começou quando a empresa de software preferiu coordenar o desenvolvimento de um segundo formato para os documentos estruturados, ao invés de adoptar o ODF, já reconhecido como norma pela ISO.



O Open XML que é parcialmente suportado no Office 2007 é também hoje um formato reconhecido pelo organismo de normalização ISO, num processo em que a comunidade open source e empresas como a IBM ou Sun, utilizadoras do ODF, teceram fortes criticas à Microsoft e acusações da empresa estar com a candidatura a normalização de um segundo formato para documentos estruturados a dificultar o desenvolvimento do mercado.



A batalha foi vencida no início de Abril, altura em que a ISO reconheceu o OOXML como norma e a Microsoft voltou a afirmar que o valor da sua proposta estava no facto de vir criar mais uma alternativa para o mercado.



Menos de um mês depois desta vitória a empresa anunciou oficialmente que na próxima actualização à suite de produtividade Office, prevista para a primeira metade do próximo ano através do Service Pack 2, vai passar a dar suporte ao ODF.

A empresa também garatiu que o suporte ao OOXML se vai manter parcial. O suporte na integra ao OOXML fica remetido para o lançamento da versão 11 do Office, ainda sem data conhecida. A complexidade do formato e questões de interoperabilidade justificam a decisão.



Outra novidade importante, introduzida com o SP2 é o suporte para documentos em PDF, formato com o qual até agora a Microsoft competia através do XPS, que já podia ser visto no Office mas não podia ser trabalhado. As versões que o SP2 do Office passarão a suportar são a 1.5 e PDF/A, para o caso do PDF, e v1.1, no caso do ODF.



A Comissão Europeia reagiu quase de imediato à notícia dada pela Microsoft, anunciando que vai abrir uma investigação ao assunto. O objectivo é perceber de que forma a intenção anunciada pela empresa de software facilitará a interoperabilidade e utilização dos formatos da preferência do utilizador.

Entretanto, há também notícias que dão conta de novos esforços para revogar a decisão da ISO. O organismo recebeu uma carta de apelo à decisão do corpo de normalização da África do Sul mostrando a sua discordância relativamente à decisão final do organismo. Recorde-se que o OOXML ainda não foi publicado como norma.

Nota de Redacção [23-05-2008 10:41]: A notícia foi actualizada para dar nota da confirmação oficial da Microsoft à informação avançada na quarta-feira à tarde pelo TeK citando diversas fontes e para referir a reacção da Comissão Europeia ao anúncio. Foi também foi feita uma precisão relativamente ao suporte do OOXML no Office 2007, que é apenas parcial e não total.



Notícias Relacionadas:

2008-03-19 - Service Pack 1 para o Windows Vista disponível para download