A Microsoft lançou ontem a primeira versão, em beta fechada, das suas aplicações de produtividade baseadas na Web.

O Office Web Apps inclui versões das aplicações Word, Excel e PowerPoint, mas no caso do Word a versão agora disponibilizada ainda só permite visualizar documentos, não compreendendo criação e edição de texto, funcionalidades que, segundo a empresa, ainda estão a ser trabalhadas pela equipa. O mesmo foi referido com relação ao OneNote.

Esta primeira versão está apenas acessível para utilizadores do Windows Live SkyDrive - um serviço gratuito que disponibiliza o armazenamento e envio de dados para utilizadores com Windows Live ID - que se tenham inscrito para participar no teste das novas Web Apps.

O lançamento da versão final só deve acontecer com o do Office 2010, em meados do próximo ano, mas antes disso será ainda disponibilizada uma beta, que a empresa espera ter pronta no final do Outono - e que pode ainda não admitir edição no Word.

Na sua versão final o Web Office já deverá contar com funcionalidades de edição em todos os programas, e com uma versão do OneNote, embora não esteja de todo previsto que o Web Office venha a ter as mesmas capacidades que a suite de produtividade vendida nas lojas.

Uma das condicionantes das ferramentas da Microsoft baseadas na web é ao nível da partilha de documentos. Para partilhar um ficheiro o utilizador precisa de guardá-lo primeiro no Windows Live SkyDrive e só depois pode enviá-lo, ao contrário do que acontece actualmente com serviços como o Google Apps, que permite a partilha directa a partir do editor online.

O acesso ao Office Web Apps será gratuito e facultado a partir do Windows Live. As empresas poderão providenciar as ferramentas de produtividade online para os seus trabalhadores a partir dos seus servidores SharePoint ou através da subscrição do serviço Microsoft Online.

As aplicações vão estar disponíveis para browsers como o Internet Explorer, Firefox e Safari, que suportam o SilverLight. De fora fica, por enquanto, o Opera.