A Fundação One Laptop Per Child decidiu envolver-se na questão palestiniana e doar alguns milhares de computadores a crianças daquela zona do globo. A medida, divulgada pela Mass High Tech, visa a doação de 5 mil equipamentos à Agência das Nações Unidas para os Refugiados do Oriente Próximo.

A organização tem responsabilidades de administração sobre 800 escolas frequentadas por refugiados palestinianos em algumas das zonas mais atingidas pelos conflitos com Israel. A medida será uma forma de aproximar da tecnologia os jovens marcados pelos conflitos que afectam a sua região, colocando-os em contacto com o portátil de baixo custo pensado para ambientes onde não há uma experiência prévia do uso das TIC e para zonas onde a energia eléctrica pode não existir.

Esta é a primeira notícia de novas actividades da OLPC divulgada depois do anúncio recente de redução da equipa do projecto a metade e redução de salários para os colaboradores que permaneceram na equipa gerida por Nicholas Negroponte, o mentor da ideia, que admitiu o impacto da crise no projecto. Depois deste anúncio vieram à imprensa novas informações sobre a OLPC mas também relacionadas com a reorganização da estrutura que tem perdido alguns dos seus directores.