A Computerworld avança que Nicholas Negroponte admite que a organização One Laptop per Child possa vir a adoptar apenas o sistema operativo Windows XP, com o interface Sugar, em detrimento do Linux nos computadores de baixo custo.



De acordo com o fundador da iniciativa, o facto de se insistir que o XO poderia apenas utilizar software open-source acabou por afastar os potenciais utilizadores por estes duvidarem da usabilidade de um computador equipado com esse tipo de software.



Nicholas Negroponte salientou ainda que o interface gráfico do Sugar cresceu de forma amorfa e que os computadores não suportam as versões mais recentes das animações flash, amplamente utilizadas em aplicações didácticas para crianças.



Factores como estes levam o responsável a afirmar que é necessário dedicar alguma atenção ao futuro do XO sem haver preocupações "com o fundamentalismo da comunidade open-source", isto porque "é possível ser um defensor do código aberto sem ser fundamentalista", frisou.



Por fim, o fundador da OLPC afirmou que a edição do XO que suporta os dois sistemas operativos estará pronta dentro em breve.



Caso a OLPC venha a incluir apenas um sistema operativo, muitos serão os apoiantes do projecto a colocar de parte o seu suporte. Isto porque, esta atitude poderá ser encarada como mais uma estratégia de promoção à Microsoft em detrimento do software livre.



Notícias Relacionadas:

2008-01-07 - One Laptop per Child pode trazer XO para a Europa

2008-01-04 - Intel abandona projecto OLPC