A Computerworld avança que Nicholas Negroponte admite que a organização One Laptop per Child possa vir a adoptar apenas o sistema operativo Windows XP, com o interface Sugar, em detrimento do Linux nos computadores de baixo custo.
De acordo com o fundador da iniciativa, o facto de se insistir que o XO poderia apenas utilizar software open-source acabou por afastar os potenciais utilizadores por estes duvidarem da usabilidade de um computador equipado com esse tipo de software.
Nicholas Negroponte salientou ainda que o interface gráfico do Sugar cresceu de forma amorfa e que os computadores não suportam as versões mais recentes das animações flash, amplamente utilizadas em aplicações didácticas para crianças.
Factores como estes levam o responsável a afirmar que é necessário dedicar alguma atenção ao futuro do XO sem haver preocupações "com o fundamentalismo da comunidade open-source", isto porque "é possível ser um defensor do código aberto sem ser fundamentalista", frisou.
Por fim, o fundador da OLPC afirmou que a edição do XO que suporta os dois sistemas operativos estará pronta dentro em breve.
Caso a OLPC venha a incluir apenas um sistema operativo, muitos serão os apoiantes do projecto a colocar de parte o seu suporte. Isto porque, esta atitude poderá ser encarada como mais uma estratégia de promoção à Microsoft em detrimento do software livre.
Notícias Relacionadas:
2008-01-07 - One Laptop per Child pode trazer XO para a Europa
2008-01-04 - Intel abandona projecto OLPC
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários