A SAP anunciou que a Adobe, Cisco, Computer Associates, EMC, Intel, Macromedia, Mercury, Microsoft, Symantec e VERITAS são os seus mais recentes parceiros para a Arquitectura de Serviços Empresariais (ESA - Enterprise Services Architecture). O licenciamento da arquitectura por parte destes parceiros garante um denominador comum que facilita a distribuição e cooperação das tecnologias em toda a estrutura de TI, de forma a reduzir os riscos e custos para os clientes.

A visão da SAP sob uma arquitectura de serviços foi introduzida, pela primeira vez, em 2003, com a apresentação da ESA. Desde então, mais de 1.500 clientes começaram a capacitar os seus processos de negócio para os serviços no seu ambiente de TI, refere um comunicado.

Agora, os líderes da indústria anunciaram que estão a trabalhar com a SAP para identificar oportunidades que impulsionem ainda mais a ESA. Ao concordarem efectuar o licenciamento, os parceiros receberam o catálogo da SAP com toda a informação técnica sobre os serviços empresariais, ferramentas e capacidades para trabalhar com a arquitectura.

"Este anúncio representa uma grande mudança na dinâmica do mercado em toda a indústria de TI", afirmou Joshua Greenbaum da Enterprise Applications Consulting. "Uma plataforma tecnológica em torno de serviços empresariais comuns, que podem resolver desafios de implementação, integração e operacionais é de grande importância quer para os clientes quer para as empresas tecnológicas".

O resultado desta colaboração entre as empresas de TI vai ser a disponibilização de produtos e serviços, que terão a marca "Enterprise Services-Ready".

Notícias Relacionadas:

2005-04-22 - Receitas da SAP crescem no primeiro trimestre de 2005 impulsionadas pelo software

2005-04-28 - Oitava edição de SAP Business Forum com maior afluência do que em anos anteriores

2005-02-23 - Realtech assina parceria com SAP para certificação em NetWeaver