A Organização Internacional para a Normalização aprovou a norma para documentos estruturados proposta pela Microsoft como norma ISO. O documento que dá conta da votação definitiva da proposta está a circular na Internet, embora ainda não seja oficial. A Microsoft aponta para as informações não oficiais e agenda para amanhã às 11 horas uma conferência sobre o assunto.



Segundo os dados disponíveis o OpenXML terá reunido os votos favoráveis de 86 por cento dos membros nacionais com representação no comité composto pela International Organization for Standardization (ISO) e pela Comissão Electrotécnica Internacional (IEC).



Para que fosse aprovado com norma internacional o OpenXML teria de recolher os votos favoráveis de mais de 75 por cento dos votantes, numa votação que dá por finalizado um processo longo e controverso durante o qual a comunidade open source procurou sensibilizar a comunidade internacional para os argumentos do não.



A Organização Internacional de Normalização já tinha reconhecido como norma ISO o ODF (OpenDocumentFormat). Na perspectiva desta corrente uma segunda norma para o mesmo tipo de documentos traria confusão ao mercado. Por outro lado, a comunidade open source vinha defendendo que o OpenXML não é totalmente aberto, o que tornaria difícil o desenvolvimento de aplicações por terceiros. As acusações têm sido recusadas pela Microsoft que durante o processo acabou por ter de rever algumas características da proposta de norma, dando respostas a questões levantadas numa primeira votação.



Notícias Relacionadas:

2007-09-04 - OpenXML não obtém votos necessários para aprovação como norma ISO

2007-09-03 - 11 entidades fazem uma última tentativa para mudar o sentido de voto português no OpenXML

2007-08-31 - Decisão final dos Estados Unidos é favorável à normalização do OOXML

2007-08-14 - Estados Unidos dizem não ao formato de documentos proposto pela Microsoft

2007-08-01 - Portugal aprova standard OOXML proposto pela Microsoft

2007-07-17 - Votação portuguesa sobre OpenXML adiada para 31 de Julho
2007-07-14 - Vítor Domingos, co-fundador da 7Syntax - "Opinião: ISO 26300: Formato Aberto de Documentos para Aplicações de Escritório"

2007-07-13 - Rui Seabra, vice-presidente da ANSOL - "Opinião: Porque me oponho ao OOXML?
"



2007-07-12 - Gustavo Homem, director técnico da Angulo Sólido - "Microsoft 1 - Interesse Nacional 0"



2007-07-11 - Portugal vota segunda-feira norma proposta pela Microsoft para documentos Office