O CEO da OpenAI, Sam Altman, partilhou na rede social X, o roadmap para os próximos modelos de inteligência artificial que a empresa está a trabalhar. Começa por dizer que a empresa pretende fazer um melhor trabalho de partilhar os planos futuros, mas também a simplificar as ofertas dos produtos.

Queremos que a IA apenas funcione para ti; descobrimos o quão complicados o nosso modelo e as ofertas de produto têm sido. Odiamos a escolha do modelo tanto quanto tu e queremos regressar à magia da inteligência unificada”, lê-se na mensagem.

OpenAI reforça segurança de modelos de IA com o3. Futuro “demorado” para GPT-5
OpenAI reforça segurança de modelos de IA com o3. Futuro “demorado” para GPT-5
Ver artigo

A OpenAI diz que o próximo lançamento vai ser o GPT-4.5, o modelo que internamente era conhecido como Orion, que vai ser o último modelo sem raciocínio profundo. “Depois disso, o grande objetivo é unificar os modelos “o” com as “GPT”, criando um sistema que pode utilizar todas as nossas ferramentas, saber quando pensar por um longo tempo ou não, e geralmente ser útil para uma grande variedade de tarefas”.

A empresa diz que vai lançar o GPT-5 tanto no ChatGPT como na sua API, como um sistema que integra bastante da sua tecnologia, incluindo o o3. Com isto, os planos mudaram e não vai ser lançado o o3 como produto separado. O nível gratuito do ChatGPT vai ter acesso ilimitado de chat ao GPT-5, como uma definição standard da inteligência.

Os utilizadores Plus vão poder correr o GPT-5 com um nível superior de inteligência. E os assinantes Pro vão poder correr o GPT-5 a um nível ainda mais superior de IA. Modelos que incorporaram os sistemas de voz, canvas, pesquisa, investigação profunda e outras ferramentas. Em esclarecimento adicional, Sam Altman diz que o lançamento dos próximos modelos pode acontecer nas próximas semanas/meses.