Um grupo com mais de 35 entidades americanas e internacionais anunciou hoje a formação da OpenDocument Format Alliance, uma iniciativa que pretende promover a adopção de formatos abertos para a digitalização de documentos.



A ideia é levar os Governos e as entidades privadas a adoptarem este tipo de formatos para eliminar o risco - patente nos formatos proprietários - da tecnologia ficar obsoleta e se tornar impossível aceder a arquivos ou outro tipo de documentos de importância pública guardados electronicamente.



Entre as entidades que integram o grupo está o Instituto Indiano de Tecnologia, a IBM, a Oracle ou a SUN Microsystems, que disponibilizam software e usam elas próprias o formato OpenDocument, proposto pela aliança.



Para já a Microsoft não integra a aliança, embora seja o principal fornecer mundial de software para edição de documentos, com uma quota de mercado superior a 90 por cento. A empresa de Bill Gates está sensibilizada para a importância de adoptar formatos abertos no arquivo de documentos mas, para já, apoia uma outra norma que deverá integrar o Office 2007 por defeito, o OpenXML.



Esta norma é também apoiada pela Intel, Apple, Toshiba, entre outras. Os membros da aliança garantem no entanto que estão abertos à entrada de novos membros e que veriam com bons olhos a aproximação da Microsoft ao projecto.



"O nosso objectivo é assegurar que o maior número possível de pessoas podem encontrar, usar e explorar informação governamental", explica Patrice McDermott da American Library Association, entidade que integra a aliança.



A responsável explica a importância da aliança, lembrando que o Governo americano tem em marcha um projecto de vários milhões de dólares para conseguir descodificar documentos que se encontram em formatos electrónicos já obsoletos.



O formato OpenDocument foi desenvolvido pelo corpo de normalização OASIS como uma norma XML que cobre texto, folhas de cálculo e outros tipos de documentos criados pelas suites de produtividade.



Notícias Relacionadas:

2004-09-01 - OASIS assume desenvolvimento da norma DCML

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.