O OpenOffice.org anunciou hoje a disponibilização para download da nova versão do seu pacote de aplicações de produtividade para escritório OpenOffice.org 1.1. O novo software corre nas várias versões de Windows (98/ME/NT/2000/XP), Linux (x86 e PowerPC) e Solaris Operating System (plataforma SPARC) em Inglês.



Recorde-se que o projecto foi fundado pela Sun Microsystems, que patrocina o OpenOffice.org e comercializa o StarOffice, um pacote de produtividade baseado no código do OpenOffice.org que se apresenta como uma alternativa ao Office da Microsoft.



O OpenOffice.org 1.1 inclui um processador de texto, folha de cálculo, gestor de apresentações, programa de desenho vectorial, entre outras aplicações que em conjunto fornecem um sistema de ficheiros XML.



Face à versão anterior, esta aplicação engloba novas funcionalidades como a possibilidade de exportar documentos para PDF (Adobe Acrobat) e animações para Macromedia Flash. Destaque ainda para "a compatibilidade melhorada com formatos Microsoft Office, acessibilidade e uma navegação mais intuitiva", indica a organização em comunicado.



Em conformidade com as normas definidas para o software open-source (pelas licenças LGPL e SISSL), o OpenOffice.org 1.1 é de utilização livre e não coloca qualquer obstáculo a melhorias, modificações ou redistribuição do software.


Em desenvolvimento está a compatibilidade do OpenOffice.org em plataformas como o IRIX, HP-UX, Tru64, Linux (Alpha), Linux (ARM) e Linux (Itanium2). A organização acrescenta que foram já feitas 20 milhões de downloads desde o início do projecto.



O OpenOffice.org Portugal prevê ter disponível até Dezembro 2003 a versão em Português de Portugal, que será distribuida em Portugal, PALOPs e Timor.




Nota da Redacção: [2003-10-06] Esta notícia foi actualizada com a informação sobre a disponibilização do OpenOffice.org 1.1 em português e corrigida nas referências que existiam em relação à organização OpenOffice.org, que estava erradamente citada como empresa.




Notícias Relacionadas:

2003-07-15 - Organização open source desenvolve concorrente do Microsoft Exchange

2002-05-28 - Sun introduz em Portugal nova versão paga do StarOffice