A sonda Opportunity aterrou em solo marciano a 25 de Janeiro de 2004, tendo como principal objetivo permanecer 90 dias consecutivos em solo marciano, objetivo há muito ultrapassado. Desde então, a missão contínua e a pesquisa científica também.


Citado pela NASA, o investigador principal da missão Opportunity, da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, afirmou que "esta missão não tem como objetivo estabelecer records de distâncias, como é óbvio; é uma missão para fazer descobertas científicas em Marte e inspirar futuros exploradores para alcançar ainda mais. Ainda assim, correr uma maratona em Marte sabe bem."



Em julho do ano passado, o Opportunity já tinha batido o record da maior distância percorrida fora do planeta Terra (40.26 km), tendo ultrapassado o rover da União Soviética Lunokhod 2, que detinha esse título (com uma distância percorrida de 39 Km).
Desde a sua chegada a Marte, em 2004, a sonda encontrou evidências da existência de água. Ao explorar a cratera Endeavour, a partir de 2011, a sonda recolheu informação sobre condições climatéricas e ambientais que voltou a apontar para a possibilidade de já ter havido vida no planeta.



Vale a pena recordar que a NASA tinha já revelado a a ambição de fazer a sonda percorrer uma maratona, ultrapassando o record que lhe deu o título de veículo com maior distância percorrida no espaço, em 2014.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico