A Oracle apresentou ontem a base de dados Oracle 11g, quatro anos após o lançamento da versão 10g. De acordo com a fabricante esta edição é a mais "inovadora" e de "maior qualidade" de entre os produtos que já anunciou, referiu Charles Phillips membro da empresa na apresentação do produto.



A empresa deu a conhecer algumas das principais características da base de dados e assegura que a versão para Linux será introduzida primeiro no mercado, possivelmente, já em Agosto, embora este prazo possa vir a sofrer algumas alterações.



A possibilidade de o produto poder ser integrado noutros sistemas operativos para além dos habituais não é confirmada pela companhia embora seja certa a sua compatibilidade com o Windows da Microsoft.



Entre as capacidades do Oracle 11g destaca-se a integração de mais de 400 funcionalidades. A fabricante indica que a base de dados inclui ferramentas de auto-gestão e automatização de funcionalidades que permitem auxiliar as empresas a controlarem de forma facilitada o seu trabalho. Ao introduzir o Oracle Real Aplication, a companhia permite que esta seja a "primeira base de dados a ajudar os clientes a testar e gerir as alterações nos seus ambientes de TI, rapidamente, de forma controlada e a baixo custo".



A nova versão também inclui o "Oracle Total Recall", uma funcionalidade que permite que os administradores incluam "dimensão temporal" aos dados, e possui performance melhorada em XML DB, uma característica que permite simultaneamente o armazenamento e gestão de dados em XML e a manipulação dos dados através de standards que suportem XQuery, Java Specification Requests (JSR)-170 e normas SQL/XML.



A Oracle 11g também vai suportar novos tipos de informação, nomeadamente RFID, registos médicos em formato DICOM e informação 3G.



O produto estará disponível nas edições Express - grátis para criadores -, Standard Edition e Enterprise Editiom.



Apesar de demorar na apresentação do novo produto e sentir a concorrência a fortalecer-se cada vez mais, a Oracle mantém-se liderança do mercado de bases de dados. Sozinha detém uma quota de mercado próxima dos 50 por cento, diz a Gartner.



Notícias Relacionadas:

2007-07-03 - SAP admite roubo de informação à Oracle

2007-06-26 - Protocolo de colaboração estratégica aproxima Oracle das PMEs

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.