A fabricante de software Oracle anunciou a aquisição da fornecedora de aplicações de negócios Siebel Systems, um negócio avaliado em 5,85 mil milhões de dólares. O objectivo é ampliar a presença na área de software de gestão de relacionamento com clientes, Costumer Relationship Management (CRM), aproximando-se da liderança mundial da SAP no sector.

Através do, a Oracle adquire quatro milhões de clientes das aplicações da Siebel e 3,4 milhões de utilizadores de CRM em todo o mundo. Para Larry Ellison, CEO da Oracle, "este negócio contribui para a nossa posição de liderança na América do Norte e ficamos mais próximos da liderança mundial", refere um comunicado.

O presidente da Siebel também se mostra satisfeito com o acordo referindo que este "é um grande dia para os clientes, sócios, accionistas e empregados da empresa. A combinação das nossas aplicações com a capacidade de desenvolvimento da Oracle permitir-nos-á ser mais eficientes".

A Oracle vai pagar 10,66 dólares por acção, em dinheiro, o que corresponde a um prémio de 17 por cento face à cotação da Siebel na sexta-feira, que fechou a 9,13 dólares. No entanto, a Oracle declarou que não trocará por acções mais de 30 por cento do capital da Siebel.

Com esta aquisição, a Oracle vai reforçar a sua estratégia na área de aplicações de negócios. De acordo a IDC, o mercado CRM crescerá até aos dez mil milhões de dólares em 2009, quando em 2004 estava avaliado em oito mil milhões de dólares.

Notícias Relacionadas:

2005-08-25 - Sun e Oracle conjugam oferta de soluções para Pequenas e Médias Empresas

2005-08-02 - Oracle anuncia aquisição de 41% do capital da I-flex

2005-07-06 - Oracle adquire ProfitLogic e alarga portfólio de soluções sectoriais