A Oracle continua a apostar no open-source e na sua associação à Fundação Eclipse onde, desde terça-feira, se assume como membro da direcção e fabricante estratégico. Neste sentido, a empresa anunciou que iria doar o código Java do Oracle TopLink à referida comunidade juntamente com 250 mil dólares anuais.



De acordo com a imprensa internacional, a fabricante norte-americana aproveitou a doação para apresentou um novo projecto, o EclipseLink, baseado no código fornecido, através do qual serão desenvolvidos serviços destinados a ambientes Java e OSGi.



A tecnologia TopLink assenta numa arquitectura de persistência Java que integra os mundos de dados relacionais e de objectos, o que permite que criadores de aplicações armazenem e recuperem facilmente objectos Java através da utilização de dados relacionais.



Por ser desenvolvido de acordo com os standards impostos pela indústria, o Oracle TopLink é compatível com qualquer base de dados, aplicações para servidores, ferramentas de desenvolvimento e aplicações de arquitectura Java.



Mike Milinkovich, director executivo da Fundação Eclipse, citado pela Associated Press, salienta que com esta doação a comunidade open-source sairá beneficiada e mostrou o seu agrado pela oportunidade gerada pela proposta da Oracle.


A fundação open-source conta actualmente com 76 projectos e inclui a participação e contributos de 163 membros.

Notícias Relacionadas:

2007-03-01 - Oracle adquire Hyperion Solutions por 3,3 mil milhões de dólares

2007-02-14 - Oracle quer assumir liderança na área de middleware

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.