A Oracle anunciou hoje a sua primeira incursão no mercado do hardware, ao fim de 31 anos no mercado. A empresa aproveitou o Oracle OpenWorld, que está a realizar em São Francisco, para anunciar o lançamento de servidores que chegarão ao mercado numa parceria de marca com a HP.

O lançamento mais importante cabe ao Oracle/HP Exadata Storage Server que combina 12 discos de armazenamento com dois processadores Intel quad-core, o Oracle Enterprise Linux e o software Parallel Query Database, a que se juntam duas ligações Infiniband de 1 Gbps.

A novidade foi apresentada pelo presidente da empresa, Larry Ellison, que destacou como principal atributo da nova oferta a habilidade de servir os utilizadores de uma rede com respostas às suas perguntas, ao invés de se limitar a devolver perguntas com blocos de informação. A descrição foi usada para explicar que o sistema pretende facilitar o acesso à informação contida nas bases de dados fornecidas pela empresa, mantendo a performance e diminuindo o espaço ocupado no datacenter.

"Com o Exadata cada vez que estiver a adicionar um servidor não está apenas a adicionar capacidade em disco, mas também duas peças de Infiniband, dois processadores e mais cache, pelo que o sistema continua estável", destacou ainda o responsável depois de referir a habitual perda de performance na transição da informação em drives para os servidores de base de dados.

No evento a empresa também anunciou a Database Machine, um novo sistema de base de dados que considera o mais rápido do mercado.

O Exadata demorou três anos a ser desenvolvido e tem vindo a ser testado com alguns clientes ao longo do último. Entre os testers estiveram a Google. O sistema vai armazenar até 168 terabytes.