O Open Source Development Lab (OSDL) anunciou ontem a criação de grupos técnicos de trabalho que se destinam a desenvolver software e outras aplicações escritas no sistema operativo Linux destinados aos segmentos de mercado das empresas e de telecomunicações.



Este consórcio industrial criado em Agosto de 2000 para apoiar a introdução do Linux nas empresas revelou ainda que conta com mais cinco novos membros: Alcatel, Cisco, MontaVista Software, Nokia e Toshiba, passando agora a integrar no total 22 empresas na área das tecnologias da informação.



Esta nova estratégia do OSDL foi adoptada no sentido de melhor posicionar aquela plataforma open-source para a sua utilização a nível de operadores de telecomunicações e em data centers. Até agora, esta associação sem fins lucrativos concentrava-se mais no suporte de hardware de projectos empresariais Linux.



Entre os participantes iniciais no grupo de trabalho de Linux para operadoras de telecomunicações, contam-se a Alcatel, HP, IBM, Intel, MontaVista, Nokia, Red Hat e SuSE. Em colaboração com a comunidade open source, este grupo vai concentrar-se em elaborar uma lista de requisitos e em especificar a arquitectura da plataforma Linux destinada exclusivamente para o sector das telecomunicações.



O grupo de trabalho vai também apoiar o desenvolvimento de componentes padrão abertos, ou comerciais, por cima do Linux de forma a implementar a funcionalidade exigida da plataforma. As principais áreas de pesquisa vão incluir a disponibilidade do serviço, a arquitectura, validação e requisitos. Esta unidade de pesquisa, que já foi estabelecida, vai existir em paralelo com o novo grupo de trabalho Linux para data centers.



Um dos objectivos principais dos dois grupos de trabalhos sobre Linux é obter uma consistência entre as várias distribuições deste sistema operativo open source através da colaboração com a comunidade de programadores Linux e de organizações industriais como o Free Standards Group.



Por outro lado, ao incorporarem funcionalidades avançadas do Linux na sua definição padrão estas unidades de investigação vão possibilitar o surgimento de um mercado viável para distribuições Linux para data centers e operadoras de telecomunicações.


Notícias Relacionadas:

2001-05-30 - IBM em parceria com NEC, Hitachi e Fujitsu