As competições de overclock são comuns no mundo da informática e sempre que é lançado um novo processador inicia-se uma nova corrida para testar os limites da sua velocidade e potência. Bastaram alguns dias para que a nova família de processadores da Intel de 14ª geração, os chamados Raptor Lake Refresh, fossem levados ao extremo. O novo CPU Intel Core i9-14900KF oferece até 24 núcleos e 32 threads, com uma velocidade de relógio de 6 GHz de origem.

Essa velocidade do relógio parece ser pouca para os especialistas de overclock e foi registado uma velocidade de 9.04 GHz. Segundo o Techspot, o registo foi alcançado pelo especialista em overclocking Jon “Elmor” Sandström da ElmorLabs, que conseguiu aumentar a velocidade do processador em cerca de 50% para além do limite registado na embalagem.

Registo de velocidade do CPU
Fonte: CPU-Z

Apesar do processador ser considerado um pequeno upgrade à versão anterior, este acabou por ser levado ao extremo e estabelecer um novo recorde de frequência para um CPU de desktop. Segundo a publicação, apenas um processador havia ultrapassado anteriormente a barreira dos 9 GHz e foi pelas mãos do mesmo modificador. 

Jon Sandström colaborou com a Asus ROG para modificar o processador, que demorou várias tentativas para o fazer e registar os valores recordistas. Para o projeto foi utilizado hélio líquido, em vez do habitual sistema de refrigeração com nitrogénio líquido. A equipa estava a ficar sem recursos quando conseguiu confirmar o registo no website CPU-Z.

Oficialmente o registo foi de 9.04 GHz, mas testemunhas apontam que o processador chegou mesmo aos 9,1 GHz, mas problemas técnicos impedir esse registo oficial. E é possível que a equipa volte a tentar registar esse valor no futuro. Elmor já tinha anteriormente quebrado a barreira dos 9 GHz em dezembro, com a mesma arquitetura de processador, antes do novo recorde. É possível ver o overclock do processador neste vídeo.