A Palm anunciou ontem que
assinou uma série de parcerias com o objectivo de tornar o seu computador de bolso Tungsten C, equipado com suporte Wi-Fi, mais atractivo para as empresas, bem como para os consumidores, mediante a disponibilização de uma oferta alargada de serviços.

A fabricante pretende acrescentar funcionalidades de realização de chamadas telefónicas pela Internet - Voz sobre IP (VoIP), bem como uma segurança melhorada e a capacidade de identificar e utilizar mais facilmente hotspots - pontos de acesso público sem fios à Internet através da tecnologia Wi-Fi.

O Tungsten C é o primeiro PDA da Palm com suporte integrado de tecnologia
Wi-Fi. O dispositivo incorpora ainda um processador Intel XScale de 400 MHz para
computadores de bolso, 64 MB de memória, teclado integrado e visor
transflectivo com uma resolução de 320 x 320 pixels.

O suporte de VoIP deriva da parceria com a VLI, que está a portar a sua aplicação Gphone para o Tungsten C, que corre a versão 5.2 do Palm OS. As empresas esperam que o
software esteja disponível no PDA já a partir de Junho. Esta aplicação permite que os utilizadores efectuem chamadas para dispositivos móveis com endereço IP e PCs que suportam VoIP através de redes empresariais e da Internet. O Gphone utiliza o Session Initiation Protocol (SIP), um protocolo também suportado pelos telefones IP da Cisco, responsável pelo fabrico de maior parte dos aparelhos de VoIP em todo o mundo.

Por seu lado, a Meetinghouse irá integrar a solução de segurança Aegis de redes locais sem fios no Tungsten C a partir do
final deste Verão. A Aegis disponibiliza autenticação LEAP (Lightweight
Extensible Authentication Protocol
) da Cisco, que requer que o cliente e o ponto de acesso se autentiquem entre si com vista a aceder à rede. A LEAP estende o padrão Wired Equivalent Privacy (WEP) de segurança de sistemas WI-Fi ao utilizar chaves dinâmicas de encriptação, sendo uma parte essencial das ofertas da Cisco para redes locais wireless empresariais.

Será também disponibilizado pela Meetinghouse um cliente de redes virtuais privadas baseado no sistema IPsec de forma a permitir a ligação segura entre um Tungsten C situado à distância e a rede do escritório, tipicamente através de um hotspot Wi-Fi, espera a Palm. Para esse fim, a fornecedora norte-americana de hotspots Wayport irá oferecer um período experimental de 30 dias do seu serviço de acesso em hotéis e aeroportos.

Do mesmo modo, a WiFinder, um serviço de localização de hotspots, estabeleceu um canal dedicado ao Tungsten C para ajudar os proprietários desse PDA a encontrarem pontos de acesso gratuitos em todo o mundo, entre 5.443 à disposição. Também a Linksys irá oferecer aos
compradores desse PDA um desconto de 60 dólares sob o preço de compra de uma placa PC e ponto de acesso 802.11.

Em simultâneo, a Palm anunciou que se juntou à operadora Orange para comercializar o seu PDA Tungsten W na França a partir deste Verão. Este modelo
combina um telemóvel, agenda electrónica e dispositivo de envio e recepção de email, partilhando um design semelhante ao do Tungsten C. Mas em vez de incluir um chip Wi-Fi, possui um chip GSM/GPRS para aceder a redes celulares.

Notícias Relacionadas:
2003-04-23 - Palm lança PDAs com acesso a redes Wi-Fi e câmara digital