A Smart TV Alliance vai ter cinco novos parceiros para estimular o desenvolvimento de um sistema de aplicações e conteúdos standard que possam equipar as televisões inteligentes. As fabricantes Panasonic, ABOX42 e TechniSat e os fornecedores de serviços IBM e Specific Media são os mais recentes membros do grupo.

Numa altura em que o mercado das televisões vai estar outra vez em destaque no CES, a chegada de novos membros de renome à aliança, como a Panasonic, pode fazer com que sejam definidos alguns standards entre fabricantes para 2013. Isto permite o desenvolvimento mais rápido de novos software e de novas tecnologias, para diferentes plataformas, o que se traduz numa vantagem para o consumidor final.

A falta de normas entre as fabricantes de TV é apontado como um dos motivos para o facto de o mercado das Smart TV ainda não ter crescido como era esperado. A Samsung por exemplo, encontra-se à parte das restantes fabricantes e disponibiliza um kit de desenvolvimento próprio.

"Em vez de perseguirem cada requisito individual dos fabricantes e os processos de conformidade, os parceiros podem tirar o maior proveito da sua criatividade ao desenvolverem aplicações e serviços inovadores", disse em comunicado o presidente da Smart TV Alliance, Richard Choi.

Na quarta-feira o conjunto de empresas deve anunciar um novo kit de desenvolvimento de aplicações e serviços. O SDK traz especificações atualizadas para o desenvolvimento em HTML5, CSS3 e JavaScript, e para a reprodução de vídeo em 3D. Para os programadores há também um novo emulador que permite testar as apps em "ambiente" Smart TV e existem ferramentas automáticas de análise de compatibilidade.

A Smart TV Alliance é um projeto fundado pela LG em 2012 e o lema do grupo é "constrói uma vez, funciona em todo o lado". A TP Vision, responsável pela construção dos televisores Philips, a Toshiba e a Qualcomm são outras empresas que neste momento fazem parte do grupo de desenvolvimento.


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