HighM.A.T. é uma nova tecnologia desenvolvida entre a japonesa Matsushita Electric Industrial, fabricante dos produtos Panasonic, e a Microsoft através da qual se pretende promover uma maior compatibilidade entre computadores pessoais e outros dispositivos de electrónica, nomeadamente os que se destinam a gravar, armazenar e reproduzir dados.



Através da HighM.A.T (High-performance Media Access Technology), será possível guardar e aceder a conteúdos multimédia armazenado em discos ópticos graváveis. A tecnologia encontrou uma nova forma de armazenar dados, como música, fotografia e vídeo, ao mesmo tempo que especifica a forma através da qual os dispositivos poderão aceder a este media.



Na base do sistema está uma estrutura de directório sob a qual as imagens, o som e o vídeo são guardados. Além disso, é igualmente armazenado um ficheiro de metadados no disco fornecendo informação acerca dos ficheiros e do seu conteúdo, fazendo com que a sua manipulação e escolha seja mais fácil.



O acesso aos dados é rápido porque os dispositivos compatíveis com o HighM.A.T serão capazes de determinar os conteúdos do disco acedendo ao ficheiro único no lugar de ler a estrutura de directórios do disco e de ter de ir buscar informação acerca de cada um dos ficheiros armazenados.



Utilizando o novo sistema os consumidores poderão obter tempos mais reduzidos de iniciação de CDs e também um interface mais consistente para os conteúdos armazenados em discos ópticos através de vários dispositivos de acesso como leitores DVD, sistemas áudio para automóveis e computadores pessoais.




A Microsoft vai introduzir o suporte a esta tecnologia na release final do Windows Media Player 9 Series e nas futuras versões do Windows Movie Maker, a aplicação de edição e publicação de vídeo do Windows XP. A Panasonic, por seu lado, vai suportar o HighM.A.T. nas futuras versões dos gravadores e leitores de CD e DVD comercializados em 2003.



As empresas pretendem ainda licenciar a tecnologia a outras companhias como é o caso da Fuji Photo Film, que já afirmou que irá suportar a tecnologia nas futuras versões dos seus produtos. Para já a tecnologia é compatível apenas com CDs.



Notícias Relacionadas:

2002-02-20 - Fabricantes de electrónica lançam novo formato de DVD com laser azul

2002-01-02 - Matsushita revela drive dupla de DVD-ROM/CD-RW que permite duplicar CDs sem ligação ao PC