A Panasonic espera vender, no mínimo, 1 milhão de televisores HD 3D no primeiro ano de lançamento dos produtos, a nível global, revelou o presidente executivo da unidade norte-americana da empresa, Yoshi Yamada.

A fabricante vai iniciar a comercialização de TVs 3D "na Primavera" e espera um ano promissor no que respeita à venda deste tipo de equipamentos, apostando em preços "muito razoáveis", adiantou o responsável, entrevistado pela Reuters. Não foram, no entanto, avançados valores.

As declarações do responsável pela empresa nos Estados Unidos foram recolhidas durante a Consumer Electronics Show, que terminou ontem, e onde as novas ofertas em 3D dominaram o panorama, com fabricantes como a Sony, LG ou Samsung a aproveitarem para apresentar os seus produtos. Ainda assim, a Panasonic viu os seus televisores 3D HDTV Panasonic TC-PVT25 distinguidos com o prémio Best of CES, da Cnet.

A DisplaySearch, especialista em pesquisas de mercado nesta área, prevê que até 2012 sejam vendidas 9 milhões de televisões 3D a nível mundial. O valor ainda corresponde apenas a uma pequena fatia do mercado global de TVs, que ronda os 200 milhões de aparelhos.

A Panasonic mantém porém o optimismo: "Queremos que as pessoas pensem 'Panasonic, 3D; 3D, Panasonic'", disse Yoshi Yamada.

Para isso a fabricante japonesa está também a apostar em parcerias com fornecedores de conteúdos, para aumentar a oferta no que respeita a programas em 3 dimensões. Actualmente encontra-se em negociações com a norte-americana DirectTV para o lançamento, até Junho, de 3 canais a 3D em alta definição, avança a agência noticiosa.