A Microsoft está a trabalhar num Surface com dois monitores. Espera-se que a empresa revele alguns detalhes sobre o aparelho já em outubro e uma patente recente mostra que há motivos para elevar as expectativas. De acordo com o registo, descoberto pelo portal WindowsUnited, a dobradiça deste portátil pode ser um dos destaques, uma vez que pode basear-se num conceito novo em que uma matéria líquida desempenha o papel principal.

tek dobradiça

No equipamento que figura nesta patente, existem três displays: de um lado, dois fixos, não flexíveis, com uma dobradiça visível a meio; e do outro um terceiro display, flexível, que se estende a toda a altura e largura do aparelho. Neste caso, o fluído surge nas cavidades que existem em volta destes monitores para agilizar o seu movimento.

Evento da Microsoft marcado para 2 de outubro pode revelar novo Surface Pro
Evento da Microsoft marcado para 2 de outubro pode revelar novo Surface Pro
Ver artigo

Note que, na Microsoft, a divisão responsável pelos Surface tem dedicado boa parte do seu trabalho ao desenvolvimento de dobradiças resistentes, capazes de suportar facilmente todo o stress que lhes é imposto com uma utilização recorrente, pelo que uma dobradiça liquida da parta da tecnológica norte-americana seria certamente inovador, mas não surpreendente.

Esta patente inclui várias ilustrações, que mostram diferentes formas de materialização do conceito. A gigante de Redmond refere que uma das vantagens deste tipo de dobradiça é impedir que resíduos se infiltrem nos seus mecanismos, um problema com que a Samsung teve de lidar recentemente com o seu Galaxy Fold.

Um outro ponto que merece destaque nesta patente é o facto de a mesma ter sido registada pela "Microsoft technology licensing", o que pode indicar que a tecnologia vai ser licenciada a outras fabricantes assim que estiver pronta para consumo.

A Microsoft está focada em criar equipamentos dobráveis e com mais do que um ecrã. Sabe-se que a tecnológica está a trabalhar numa versão do Windows, em parceria com a Intel, para esta categoria de produtos, pelo que o evento do próximo mês de outubro, que terá a linha Surface como protagonista, pode ser o primeiro palco em que veremos um aparelho made by Microsoft com estas características.