Depois de registar uma procura acima da esperada no mercado internacional, o Eee PC chega agora a Portugal. Disponível a partir de hoje nas lojas da especialidade de todo o país, o computador de baixo custo da Asus foi apresentado publicamente numa sessão onde os responsáveis internacionais da marca e a Microsoft, parceira do lançamento, demonstraram as capacidades do equipamento, que é o primeiro entre os mais populares equipamentos do segmento a chegar a Portugal.



Com pouco mais de 900gr, o Eee PC é o primeiro nanobook da Asus e aquele que a empresa pretende posicionar no meio da tabela que relaciona a mobilidade e a performance. Concebido a pensar nos utilizadores que prezam a conectividade em qualquer situação e nos consumidores pouco experientes no que se refere à informática, o novo equipamento distingue-se por três factores: "easy to learn, easy to play e easy to work", referiu Andee Hsu, directora de produto Eee PC.



Quanto às características técnicas do equipamento, há pouco mais a acrescentar face aos pontos já conhecidos do público. O Eee PC tem um ecrã LCD de 7 polegadas, tem uma webcam integrada, 3 portas USB, sistema WLAN, processador Intel, 512Mb de memória RAM , 4Gb de memória Flash e está disponível com dois sistemas operativos: Windows XP e Linux.



O facto de incluir o sistema operativo da Microsoft garante ao Eee PC um leque de produtos pertencentes ao universo Windows Live previamente instalados, entre os quais o Live Mail e o Live Writer. Este conjunto de ferramentas já cativou 3 milhões de utilizadores em Portugal, a maioria dos quais com conta activa no Windows Live Messenger, frisou Luís Curro, Director de OEM da Microsoft Portugal.



Resta apenas acrescentar que o equipamento vai estar disponível em todo o país por 329 euros, no caso do equipamento com XP, e por 299 euros a versão Eee OS, suportado num sistema operativo open source.



No segmento de PCs de baixo custo também concorrem a Intel, com o Classmate, o Xo de Negroponte, ambos orientados à educação, e um novo modelo da HP que deverá chegar a Portugal em Agosto.



Notícias Relacionadas:

2008-05-27 - PC de baixo custo da Asus chega a Portugal dia 25 de Junho


2008-04-08 - HP lança-se no segmento dos portáteis de baixo custo