Durante o último trimestre de 2003 foram comercializados mais de dois milhões de smartphones na EMEA, entre as marcas Nokia, Sony Ericsson, Motorola e Orange, e vendidos acima de um milhão PDAs, num valor trimestral recorde para a região, indica um estudo recente da Canalys.



As principais conclusões mostram que a HP foi a fabricante que vendeu mais PDAs no quarto trimestre de 2003, atingindo uma quota de 33 por cento. A Palm arrecadou a segunda posição, com uma quota de 25 por cento, registando uma queda de vendas de 19 por cento comparativamente aos valores registados em igual período do ano anterior. O último trimestre de 2003 foi o primeiro na região EMEA onde os handhelds quebraram a barreira do milhão de unidades.



Na área dos smartphones a Nokia manteve uma liderança isolada, registando, segundo os valores adiantados pela Canalys, um quota de mercado de 78 por cento.



A Canalys prevê que será cada vez mais difícil vender tais dispositivos puramente na base da gestão da informação pessoal. "Os PDAs de gama baixa estão a competir com os smartphones oferecendo um nível de funcionalidade idêntico, embora os modelos de gama alta tenham que oferecer outros benefícios para justificar o seu preço elevado", salienta.



A Canalys aponta os benefícios de navegação num PDA face à integração
de ecrãs de maior dimensão do que nos smartphones, embora a oferta de comunicações de voz possa superar a desvantagem de apresentar um ecrã mais pequeno.



Para o crescimento da venda de PDAs, em particular da HP, contribuiu igualmente a retoma do investimento empresarial em Tecnologias da Informação.



"À medida que cresce a despesa das empresas em soluções móveis, aumenta o desejo das fabricantes de smartphones em agarrar uma parte da acção", refere a Canalys que espera que a Nokia invista a sério neste mercado durante 2004.



Em termos de segmentação de produto, a Canalys considera que o portfólio smartphone da Nokia é imbatível, embora as outras fabricantes, como a Sony Ericsson e a Siemens, tenham melhorado as suas ofertas.



Notícias Relacionadas:

2003-07-23 - Smartphones lideram crescimento de vendas de aparelhos de comunicação móvel

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.