Um estudante do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) concebeu um dispositivo assente em inteligência artificial, ou melhor um aparelho de inteligência aumentada, como declarou, para transformar as palavras que “pensamos” para dentro em sons. Segundo o autor, Arnav Kapur, a ideia é contruir uma plataforma computacional que funcione como uma espécie de extensão interna da própria cognição humana.

Na prática, este wearable consegue “ouvir” as palavras que as pessoas “dizem” na sua cabeça, conhecido como subvocalização, um processo que é naturalmente despoletado durante a leitura, mas indetetável ao olho humano. Esses sinais são detetados por elétrodos e traduzidos por palavras através de inteligência artificial e machine learning, que podem ser treinados para emparelhar sinais particulares em palavras, o que permite interagir com computadores ou dispositivos mobile.

Os investigadores do MIT criaram um dispositivo wearable batizado de AlterEgo, que os utilizadores utilizam encostado à cara, sendo capaz de medir os sinais neuromusculares que são ativados durante a subvocalização. O sistema permite aos utilizadores conversar com o dispositivo computorizado sem dizer qualquer palavra ou executar movimentos.

Segundo descrevem os cientistas, a comunicação é feita através do dispositivo para interagir com assistentes de inteligência artificial, aplicações, e até mesmo com outras pessoas em silêncio e de forma dissimulada. A pessoa pode transmitir questões e receber feedback através da condução óssea ligadas ao auricular sem obstruir ou interferir com os seus sentidos naturais ou invadir a sua privacidade, é referido na descrição do projeto.

No vídeo apresentado, o investigador mostrou alguns exemplos práticos de como a tecnologia poderá ser utilizada. Quando faz compras no supermercado, o utilizador vai subvocalizando os preços dos produtos, e o sistema vai anotando, apresentando o valor total da fatura.

O AlterEgo pretende funcionar como ponte entre humanos e os computadores, a internet e a inteligência artificial, para aumentar e melhorar as habilidades físicas e cognitivas das pessoas.