A Intel confirmou que dentro de duas semanas colocará no mercado os Pentium 4 570, os seus processadores para desktop com a velocidade de relógio mais elevada de sempre, 3,8 GHz. Este modelo deverá interromper, por tempo indeterminado, os incrementos neste indicador de performance que foi durante muito tempo uma das principais apostas da fabricante relativamente aos seus chips.



A suspensão do lançamento da versão de 4 GHz do Pentium 4 foi dada a conhecer em meados do mês passado pela Intel que diz pretender transferir os recursos utilizados no projecto para outras áreas de negócio, consideradas mais prioritárias neste momento, como a aposta nos produtos multicore (ver Notícias Relacionadas).



Aumentar a velocidade de relógio dos Pentium 4 sempre foi um procedimento recorrente na Intel desde que a linha foi lançada, em 2000, mas a partir do próximo ano a empresa pretende melhorar o desempenho destes seus processadores adicionando-lhes memória cache. Alguns dos processadores com velocidades de relógio de 3,8 GHz ou menores irão receber a memória extra, que permite uma melhoria de desempenho possibilitando ao chip armazenar maiores quantidades de dados de acesso frequente mais próximo ao processador.



Depois disso, os chips dual-core, esperados para a segunda metade de 2005, irão correr a uma velocidade mais baixa do que os processadores Pentium 4 existentes. Os novos processadores Pentium 4 570 correm a 3,8 GHz e incluem 1MB de cache de nível 2.


Ainda ontem a Intel anunciou o lançamento dos Pentium 4 Extreme Edition, chips destinados aos entusiastas de jogos que correm a velocidades de 3,46 GHz, contando com uma memória cache L3 de 2 Mbytes. combinados com o chipset Intel 925XE Express, que conta com um bus mais rápido, o novo Pentium 4 deverá garantir a melhor performance de sempre em máquinas de jogos com arquitectura Intel.



Notícias Relacionadas:

2004-10-15 - Actual geração Intel Pentium 4 não atingirá os 4 Ghz

2004-07-30 - Pentium 4 de 4GHz só chegará ao mercado em 2005 confirma a Intel
2004-05-07 - Intel cancela produção de nova geração de processadores Pentium 4 e Xeon