Antecipando a Computex 2023, que se irá realizar em Taipei durante este semana, a NVidia partilhou algumas novidades tecnológicas em torno da inteligência artificial direcionada a videojogos. Uma demonstração em vídeo mostrou o potencial da IA generativa a alimentar as personagens que povoam os videojogos que não são controlados pelos jogadores, conhecidos como NPC (Non Player Characters). Se atualmente os diálogos são despoletados através de linhas de opções disponíveis aos jogadores, com respostas pré-definidas pelas personagens, a IA poderá mudar essa forma de interação.

Veja na vídeo a demonstração da NVidia sobre o uso de IA nos videojogos

A tecnologia NVidia ACE (Avatar Cloud engine) propõe um conjunto de ferramentas que os developers de videojogos podem utilizar para dar vida aos NPC através de IA. O ACE inclui modelos de linguagem NeMo da NVidia, assim como sistemas voz-para-texto e texto-para-voz da Riva. Na prática, o jogador aborda as personagens dos jogos através da sua própria voz, utilizando um microfone para falar literalmente com os NPCs. A IA generativa vai ajudar nas respostas destas personagens às questões colocadas pelo jogador.

O vídeo partilhado pela NVidia mostra um cenário inspirado num mundo ciberpunk e os típicos restaurantes de ramen. O objetivo foi partilhar a interação entre o jogador e o dono do restaurante. O NPC respondeu às questões colocadas pelo jogador e ainda deu instruções para uma suposta missão. Neste caso, o objetivo passa por substituir as habituais linhas de diálogo dos jogos tradicionais, por um botão que ativa o microfone, permitindo interagir por voz com a personagem.

Veja na galeria imagens da demo tecnológica

A demonstração, criada em parceria com a Convai, assente no motor Unreal 5, mostra o potencial da tecnologia em oferecer experiências mais imersivas. Mesmo que a qualidade das respostas (em tons quase robóticos e pouco expressivos) estejam longe do talento por trás dos atores que dão vida às personagens nos títulos atuais.

Não se sabe se a demo em questão tem diferentes segmentos, mediante uma conversa diferente com o NPC ou até que ponto estes diálogos vão alterar o rumo das histórias. Tudo dependerá como os estúdios utilizarem a tecnologia. Neste caso, o diálogo “espontâneo” ativou uma missão paralela dada pelo dono do restaurante ao jogador.

Numa antevisão da apresentação da tecnologia, o líder da plataforma GeForce da NVidia, Jason Paul, disse ao The Verge que a tecnologia podia ser escalada a mais que uma personagem em simultâneo, levando a que na teoria, os NPCs falem entre si, a partir das questões colocadas pelo jogador, embora admitisse que não tinha visto essa variante na prática.