O Peru confirmou que se irá juntar ao projecto One Lap Top Per Child. As negociações com o Instituto de Tecnologia de Massachussets já estão em curso e o objectivo é que já a partir do próximo ano as crianças peruanas de qualquer zona do país possam começar a ter acesso aos equipamentos de baixo custo.



José Chang, ministro da educação do Peru, adiantou que o acordo em negociação com o MIT prevê a disponibilização antecipada de 100 equipamentos para testes, antes de arrancar a distribuição para todo o país.



O mesmo responsável, citado pelo El Mundo, acrescentou que também decorrem negociações com o presidente do país para a "incorporação intensiva de tecnologia" nas escolas peruanas.



A concretizar-se, o acordo faz do Peru o terceiro país da América Latina a aderir ao projecto de distribuição de computadores de baixo custo em países com fracos recursos económicos e baixos índices de utilização das TIC. Antes, já a Argentina e o Brasil tinham aderido à iniciativa.



Os PCs da OLPC funcionam sobre um sistema operativo de código aberto e incluem um conjunto de aplicações básicas, para utilizadores não familiarizados com as tecnologias. Custam 175 dólares e não carecem de electricidade para funcionar já que incluem um sistema de recarga manual.



Notícias Relacionadas:

2007-04-27 - Computadores de baixo custo da OLPC vendidos a 175 dólares