Está prometida para a CeBIT a apresentação da plataforma de comunicações integradas Linux da Unison. A empresa garante que esta solução é ideial para as PMEs, cobrindo uma falha na oferta para sistemas Linux.

O Unison é um serviço de comunicações integrado, englobando todas as necessidades de comunicações de uma estação de trabalho numa pequena ou média empresa. O servidor Unison, de base Linux, integra serviços de directoria empresarial, serviços telefónicos e de email e IM, permitindo aos utilizadores da aplicação cliente uma visão e utilização integral das comunicações, internas e externas, ao seu dispor, a partir de um único interface.

Através do Unison Desktop, os funcionários da empresa poderão responder a emails, receber e fazer chamadas, verificar contactos e actividade de clientes e colegas, sincronizar telefones móveis e enviar mensagens entre si, numa só aplicação.

Porque se trata de um serviço integrado, a presença empresarial de um utilizador é definida automaticamente, mediante os serviços que está a utilizar e passível de ser consultada, através da directoria pesquisável, localizada no servidor.

Quaisquer comunicações podem ser iniciadas, a partir da aplicação desktop, com um único clique, sendo automaticamente gravadas e indexadas, facilitando a pesquisa.

Para os departamentos IT, o Unison apresenta igualmente grandes vantagens, com a simplicidade do deployment de um único servidor e de um único cliente e na gestão centralizada das comunicações e de uma única base de dados.

A Unison salienta ainda a redução de custos, de até 85 por cento, patente na fundação e implementação de um único servidor Linux, substituindo até 3 servidores especializados e um PBX físico, bem como as oportunidades de optimização do parque informático disponível graças à aplicação cliente compatível com sistemas operativos Windows (a empresa já anunciou um cliente Linux, disponível em breve).

A versão do software que a Unison irá demonstrar durante a CeBit 2008, que decorre de 4 a 9 de Março, em Hanôver, Alemanha, deverá estar ainda em beta, estando, todavia, disponível para download e apreciação, logo a partir da abertura do certame, no site da Unison.

Notícias Relacionadas:

2008-01-28 - Lotus Notes 8.5 garante suporte a Ubuntu Linux 7.10 no próximo semestre