A IBM anunciou a disponibilidade geral da Jazz, a sua plataforma de desenvolvimento colaborativo. O site está aberto a todos os criadores que estejam interessados em desenvolver tecnologias de forma aberta, participativa e colaborativa, como acontece nos projectos Open Source, explica a empresa no seu site.
O primeiro produto a ser criado no âmbito da plataforma é o Rational Team Concert Express, um portal apoiado no conceito Web 2.0 que, que utiliza o WebSphere e o Lotus Sametime, entre outros produtos, para suportar o desenvolvimento colaborativo. O projecto ainda está em fase beta 2 devendo ser disponibilizado oficialmente ainda este ano.
Com este canal, a IBM quer promover o desenvolvimento de software por equipas distribuídas geograficamente pelo mundo. Um desafio que a empresa pensa conseguir cumprir já que lida com isso diariamente. Basta pensar que a IBM conta com 22 mil criadores de software espalhados pelo mundo.
De acordo com a empresa, "o projecto Jazz coloca em prática no processo de desenvolvimento de software proprietário os estilos e práticas participativas e colaborativas do Open Source", o que leva a companhia a chamar a este processo "Open Commercial Software Development".
O Jazz.net, uma iniciativa conjunta da IBM Rational e da IBM Research construído sobre a plataforma Eclipse, foi apresentado em Junho do ano passado, altura em que foi disponibilizada apenas para clientes IBM, parceiros e investigadores.
Notícias Relacionadas:
2007-09-27 - Suite de produtividade da IBM angariou 100 mil downloads na primeira semana
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários