A IBM anunciou a disponibilidade geral da Jazz, a sua plataforma de desenvolvimento colaborativo. O site está aberto a todos os criadores que estejam interessados em desenvolver tecnologias de forma aberta, participativa e colaborativa, como acontece nos projectos Open Source, explica a empresa no seu site.



O primeiro produto a ser criado no âmbito da plataforma é o Rational Team Concert Express, um portal apoiado no conceito Web 2.0 que, que utiliza o WebSphere e o Lotus Sametime, entre outros produtos, para suportar o desenvolvimento colaborativo. O projecto ainda está em fase beta 2 devendo ser disponibilizado oficialmente ainda este ano.



Com este canal, a IBM quer promover o desenvolvimento de software por equipas distribuídas geograficamente pelo mundo. Um desafio que a empresa pensa conseguir cumprir já que lida com isso diariamente. Basta pensar que a IBM conta com 22 mil criadores de software espalhados pelo mundo.



De acordo com a empresa, "o projecto Jazz coloca em prática no processo de desenvolvimento de software proprietário os estilos e práticas participativas e colaborativas do Open Source", o que leva a companhia a chamar a este processo "Open Commercial Software Development".



O Jazz.net, uma iniciativa conjunta da IBM Rational e da IBM Research construído sobre a plataforma Eclipse, foi apresentado em Junho do ano passado, altura em que foi disponibilizada apenas para clientes IBM, parceiros e investigadores.



Notícias Relacionadas:

2007-09-27 - Suite de produtividade da IBM angariou 100 mil downloads na primeira semana

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.