A GoGuardian é uma empresa especialista na criação de filtros de internet e software de gestão dos Chromebooks que lançou a ferramenta Beacon, que visa a deteção de alunos da primária e secundária em risco de se suicidar ou cometer atos perigosos contra si. A equipa de produção trabalhou com diversos especialistas no assunto para construir a plataforma, que alerta os encarregados escolares em tempo real.

A ferramenta faz a vigilância de cerca de 5,3 milhões de estudantes, repartidos por 4.000 escolas norte-americanas. O sistema ajuda a identificar estudantes em risco, despoletando as diligências necessárias de ajuda aos jovens. O Beacon está instalado nos computadores escolares e utiliza inteligência artificial para compreender os comportamentos de navegação dos jovens.

Se o Beacon detetar um comportamento fora do habitual, o sistema envia um alerta para o conselheiro ou psicólogo escolar, marcando o aluno. Existem cinco categorias de comportamento, segundo o Engadget: A pesquisa geral sobre suicídio, conceção geral do suicídio, pesquisa de apoio e ajuda, automutilação e planeamento ativo. São referidos exemplos de pesquisas efetuadas por alunos: “como fazer um laço”, que seria classificado pelo Beacon na categoria de planeamento ativo.

A empresa relatou à Engadget que o sistema está a ser testado há cerca de um ano, tendo assinalado uma média de 2.000 alunos por semana. Numa situação específica, os funcionários da escola, alertados pelo Beacon atempadamente, conseguiram alertar os pais mesmo a tempo de intervirem no suicídio iminente da sua criança.

Em Portugal, a linha de prevenção Voz Amiga registou em 2017 uma média de 278 chamadas por mês. Embora a maioria dos utentes fossem adultos, 7% das chamadas foram feitas por jovens até aos 25 anos associadas a causas de bullying e violência no namoro, segundo o jornal Público.