Ilya Pozin, cofundador da Pluto TV, uma plataforma de streaming gratuita, quer oferecer televisões. O plano de Pozin é monetizar estas televisões com anúncios. Para isso, os monitores terão um segundo display integrado, junto à base, exclusivamente dedicado à exibição de publicidade.

Este é o modelo de negócio da Teevee Corporation, a nova empresa de Pozin. Em muitas empresas, os anúncios geram mais receitas que as vendas de equipamentos, pelo que a concretização, apesar de nova, não parece financeiramente descabida.

Nova linha de TVs da TCL combina QLED com 4K HDR Pro e tecnologia Motion Clarity
Nova linha de TVs da TCL combina QLED com 4K HDR Pro e tecnologia Motion Clarity
Ver artigo

Janko Roettgers relata que este display secundário terá a largura de um smartphone e estender-se-á ao longo do comprimento da televisão. A publicidade será intercalada com widgets de informação em tempo real, como a meteorologia, as notícias e os resultados desportivos.

O equipamento que a Teevee Corporation está a preparar não é uma Smart TV e será comercializada em bundles, juntamente com alguns dos dongles de streaming disponíveis no mercado (Roku, Google Chromecast).

Ainda não se sabe quando é que estas TVs vão chegar ao mercado, mas alguns sites com mensagens comerciais fazem referência a um lançamento em 2023.

O casamento entre anúncios e streaming está a consolidar-se. Nesta altura, a Netflix já não é a única plataforma de streaming que se encontra a preparar um modelo de subscrição monetizado por anúncios. A normalização deste sistema pode fazer ampliar o segmento e assumir um lugar dianteiro na exploração do mesmo pode ajudar a capitalizar a tendência.