A nova plataforma empresarial da Intel, que tem no centro os processadores Core Duo 2, chegou ontem oficialmente ao mercado, acompanhada pelos anúncios de equipamentos novos na linha de diversos fabricantes de hardware. A vPro tem como objectivo facilitar a gestão de parques informáticos, assim como melhorar a performance individual dos computadores pessoais.

A nova plataforma é constituída por um conjunto de hardware e software, entre os quais se contam os processadores Core Duo 2 e a segunda geração da tecnologia AMT (Active Management Technology), a tecnologia de virtualização e o novo chipset Q965 Express, assim como o Intel 82566DM Gigabit Network Connection.

"O vPro é uma mudança de rumo na forma como as empresas e os gestores de TI vêm e usam os PCs [...] Estamos a empacotar algumas funcionalidades que endereçam os problemas que ameaçam as empresas, como as ameaças de segurança, custo de posse, alocação de recursos, gestão de equipamentos e uptime, tudo numa única plataforma que é potenciada pelo melhor processador multi-core do mundo", afima Robert Crooke, vice presidente e general manager a unidade empresarial da Intel.

Entre as empresas que começaram já a distribuir os seus equipamentos com a tecnologia vPro contam-se Dell, Hewlett-Packard e Gateway. Nas próximas semanas devem juntar-se a estas ainda mais nomes dos principais fabricantes de PCs.

A Intel espera que uma percentagem significativa dos PCs vendidos a empresas este ano já integre a nova plataforma. Os analistas apontam para vendas de mais de 100 milhões de PCs em 2006, destinados ao mercado empresarial.

Já em 2007, a nova plataforma para os computadores portáteis, que ainda tem o nome de código Santa Rosa, deverá alargar aos notebooks as vantagens de gestão de parques que são agora introduzidas nos desktops.

Notícias Relacionadas:

2006-09-06 - Intel confirma despedimento de 10.500 trabalhadores até final 2007
2006-07-27 - Intel avança com 10 novos processadores Core 2 Duo

2006-04-26 - vPro da Intel quer melhorar gestão dos desktops empresariais