Continuando a divulgação faseada de pormenores que a Sony tem vindo a fazer para manter o interesse na sua nova consola, a empresa comunicou hoje a data de lançamento prevista para a PlayStation 3. Embora indique a comercialização será simultânea em todo o mundo, a empresa estabeleceu o dia 11 de Novembro para a venda nas lojas japonesas enquanto os Estados Unidos e a Europa só recebem a consola a 17 desse mês.



Em comunicado a Sony detalha mais pormenores das duas versões da PlayStation 3 a colocar no mercado, nomeadamente a versão standard com disco rígido de 20GB e uma segunda versão com mais capacidade de disco. O preço definido para a versão standard é de 499 euros, enquanto a PS3 com 60 GBytes de disco custará 599 euros.

A Sony tem vindo a anunciar as potencialidades da máquina, destacando-se a capacidade de controlo sem fios incluída no novo Gamepad, semelhante ao disponibilizado pela Nintendo na nova consola Wii. Para além do sistema sem fios a Sony incluiu no fabrico dos controladores tecnologia Bluetooth, facilitando também a participação de mais jogadores.

A nova PlayStation integra um processador Cell, que permitirá uma velocidade do sistema 35 vezes superior à da anterior PS2 e duas vezes superior à XBox 360, para além da tecnologia Blu-ray para alta definição.

A Sony estima que nas três primeiras semanas a seguir ao lançamento sejam comercializadas a nível global cerca de 2 milhões de consolas, projectando as vendas para 4 milhões até ao fim de Dezembro deste ano e 6 milhões até Março de 2007.

Nos últimos anos o comércio dos jogos de vídeo tem sido liderado pela Playstation e com este lançamento são criadas expectativas quanto aos possíveis lucros da fabricante japonesa num mercado onde se espera ganhar cerca de 30 mil milhões de dólares este ano.

Notícias Relacionadas:

2006-05-08- Sony demonstra nova Playstation na E3

2003-04-22 - Sony aposta em processador Cell para a nova PlayStation 3