Ao contrário do que tinha sido referido na semana passada pelo presidente da empresa, a Sony anunciou hoje a redução do preço da PlayStation 3. A consola passará a estar disponível no mercado norte-americano por menos 100 dólares, fixando-se agora nos 499 dólares, uma estratégia que tem como objectivo dar um novo impulso às vendas do dispositivo.




Ao baixar o preço do equipamento, a Sony coloca a PlayStation 3 no mesmo patamar da Xbox 360 já que a consola passa a custar apenas mais 20 dólares do que a plataforma da Microsoft. Comparativamente à oferta da Nintendo, e apesar do corte no preço, a PS3 ainda custa quase o dobro da Wii.




Tendo em vista a duplicação do volume de vendas, Jack Tretton, director executivo da Sony informou que pretende adoptar estratégia semelhante no Canadá. Uma possível redução dos preços praticados nos restantes mercados é uma hipótese que, por enquanto, não será anunciada pela empresa.




ainda na semana passada o presidente da Sony tinha afirmado numa entrevista que a empresa não tinha planos para reduzir a curto prazo o preço da consola. O mercado avançava já a hipótese da redução do preço se situar entre 100 a 150 dólares.




Para o resto deste ano fiscal, a Sony informa que tem como objectivo vender 10 milhões de PlayStation 2 e 9 milhões da versão PlayStation Portable.




Desde que a PS3 começou a ser comercializada, em Novembro do ano passado, a Sony tem sido alvo de críticas por ter fixado o preço da consola tão alto assim como pelas características dispendiosas - e para as quais a maioria dos utilizadores não estava preparada - que incluiu na plataforma.




Apesar da mais recente consola da Sony ser considerada por muitos mais avançada que as suas concorrentes, as vendas registadas mostram que as preferências dos utilizadores apontam para as consolas rivais. O NPD Group refere que desde Maio deste ano os norte-americanos compraram 5,6 milhões de Xbox 360, 2,8 milhões de Wii e 1,4 milhões de PlayStation 3.




Mesmo assim, a Sony não baixa os braços e já anunciou que irá colocar no mercado uma versão de 80GB da PS3. O equipamento sai para o mercado em Agosto com preço anterior da versão de 60GB e inclui uma versão do jogo MotorStorm.




Notícias Relacionadas:

2007-07-06 - Presidente da Sony garante que não há planos para reduzir preço da PS3 a curto prazo

2007-05-23 - PlayStation 3 de 80GB pode ser distribuída em várias regiões