A PlayStation 4 termina hoje, 21 de fevereiro em Portugal, o roteiro dos grandes lançamentos ao ficar disponível na casa-mãe, o Japão. A imprensa internacional relata a existência de filas com dezenas de pessoas à porta das lojas para conseguirem ter acesso à consola.

Mas tão ou mais importante que o lançamento no país de origem, é o facto de o mercado japonês poder ter um papel crucial nos primeiros tempos de vida da consola.

Atualmente a PS4 está disponível em mais países do que a Xbox One e isso ajuda a justificar parte da diferença de vendas que existe entre as duas consolas: 5,3 milhões para o equipamento da Sony, 3,6 milhões para a máquina da Microsoft.

Mas sabendo do gosto dos japoneses pelos jogos, sabendo que a última PlayStation não portátil foi lançada há sete anos e sabendo que joga em casa, as vendas da PlayStation 4 podem crescer significativamente nas próximas semanas.

Por outro lado a XB1 da Microsoft já está disponível no Japão, o que pode ajudar a "agravar" ainda mais a diferença no número de unidades vendidas.

A chegada ao mercado nipónico também pode fazer com que a PlayStation 4 se torne a consola mais vendida da oitava geração, sabendo que as vendas totais da Wii U situam-se nos 5,8 milhões de unidades.

Em Portugal sabe-se que a PlayStation 4 vendeu 21 mil unidades entre 29 de novembro e o dia 31 de dezembro de 2013. Os interessados podem espreitar quais os pontos negativos e positivos da consola, na opinião do TeK, ou podem recordar também o primeiro contacto com a PS4.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.