Sem grande surpresa a Sony confirmou a existência da PlayStation 5 Pro, mantendo o design que já circulava na internet e cuja silhueta faz parte da comemoração dos 30 anos da consola. Foi o próprio Mark Cerny, o arquiteto das consolas PlayStation a revelar a atualização que teve como objetivo eliminar a decisão dos jogadores optarem pelo modo Fidelidade com o modo Performance.

Mark Cerny diz que ouviu os developers e na consola original tinha introduzido o modo fidelidade, que limitava os jogos a 30 FPS, além da imagem de se arrastar e os controlos não serem fluidos. O modo Performance é a solução para quem deseja maior fluidez, mesmo que isso limite a qualidade gráfica. Nas suas palavras, cerca de um terço dos jogadores opta pelo modo Performance.

Veja na galeria imagens da PlayStation 5 Pro:

Assim, a PS5 Pro tem um GPU atualizado com 67% mais unidades de computação e memórias que são 28% mais rápidas. No total, a nova consola promete ser 45% mais rápida a fazer o render do gameplay e a oferecer uma experiência mais suave. Ainda no que diz respeito ao aspeto gráfico, o sistema de Ray Tracing Avançado permite uma maior iluminação dinâmica reflexos, oferecendo o dobro dos efeitos e por vezes o triplo, da velocidade da PS5 convencional.

Veja o vídeo de apresentação da PS5 Pro:

Confirma-se também a tecnologia proprietária de upscaling, PlayStation Spectral Super Resolution, que utiliza machine learning para oferecer gráficos ainda mais detalhados, adicionando-lhe mais uma camada de detalhe.

No blogue da PlayStation, a Sony diz que o sistema PS5 Pro Game Boost pode ser aplicado a mais de 8.500 jogos da PS4 que são compatíveis com a nova consola. A funcionalidade poderá estabilizar e melhorar a performance dos jogos suportados tanto da PS4 como PS5. Certos jogos da PS4 terá uma resolução melhorada na imagem.

Para quem já tem redes em casa com routers Wi-Fi 7, a nova consola foi atualizada com o novo sistema. Suporta ainda jogos a 8K e VRR.

Todos os jogos que forem otimizados para a nova consola vão receber uma identificação específica, o PS5 Pro Enhanced, uma certificação que garante melhor performance e experiência desses títulos. E já foram dados exemplos dos primeiros jogos certificados, incluindo Spider-Man 2, Final Fantasy 7 Rebirth, Horizon: Forbidden West, The Last of Us 2, Elden ring, Ratchet & Clank, Grand turismo 7, Hogwarts Legacy e os futuros novos Assassin’s Creed e Dragon Age.

Em termos estéticos, a PS5 Pro aproxima-se da versão remodelada que saiu o ano passado, mas tem um tamanho semelhante ao modelo original. De notar que esta versão Pro não tem a unidade de leitura de discos Blu-ray, que deve ser adquirida à parte, a mesma utilizada na PS5 Slim.

Quanto ao preço, a PS5 Pro, que vai estar disponível no dia 7 de novembro, vai ter um preço de 799,99 euros. Inclui ainda uma atualização do SSD para 2 TB, quando comparado com o modelo anterior. E ainda uma cópia do jogo Astro’s Playroom. Também não está incluído o suporte vertical da consola, que deve ser adquirido à parte. As pré-encomendas da consola começam no dia 26 de setembro no canal oficial PlayStation Direct e nas lojas a partir de 10 de outubro.