Há cada vez mais indicadores de que a Sony poderá refrescar a PlayStation 5 ainda durante 2023. Rumores anteriores apontavam para uma versão Pro, outras para um modelo Slim, o que será uma eventualidade ao olhar para o ciclo anterior das consolas da Sony. E recentemente foi a Microsoft a partilhar a informação de que a sua rival iria lançar um modelo Slim este ano.

A informação foi partilhada pela gigante tecnológica durante as audições em tribunal no caso contra o regulador dos Estados Unidos FTC, sobre o caso da aquisição da Activision BlizzardDo documento da audição, a gigante tecnológica estava a fazer comparações entre as suas consolas e as da Sony, acusando a FTC de na sua análise não distinguir as ofertas de entrada de gama, referindo-se ao lançamento provável da PlayStation 5 Slim no final do ano a um preço que rondará o valor da PS5 Digital, de 399,99 dólares. E ainda faz uma referência à eventual PlayStation Pro para um futuro próximo.

Sony vai lançar PlayStation 5 Slim em 2023? A Microsoft acha que sim
Sony vai lançar PlayStation 5 Slim em 2023? A Microsoft acha que sim
Ver artigo

Agora foi Tom Henderson, da Insider Gaming, a confirmar a existência de um novo modelo de PlayStation 5, salientando que já viu os protótipos da consola. Nos seus créditos, Tom Henderson foi a primeira pessoa a divulgar informações sobre a existência da consola antes desta ter sido apresentada oficialmente pela Sony.

Em mensagem na sua conta do Twitter afirma não saber nada sobre os mais recentes rumores da PlayStation Slim ou o seu lançamento, mas que se estiver planeado para setembro faz então sentido um anúncio em breve. “Seja chamada Slim ou não, estou inclinado para acreditar que este será apenas chamado PlayStation 5 e será divulgada como um modelo melhorado”.

Na resposta a outros utilizadores, disse que viu os protótipos e não acredita tratar-se de um modelo Slim. “Tem algumas dimensões ligeiramente diferentes”, salienta. Afirma ainda que no seu entender, o novo modelo vai substituir por completo a atual PS5, com as últimas unidades a chegarem às prateleiras no final do ano. E o preço será o mesmo para o novo modelo.

Fica também a dúvida se este novo design da consola estará também relacionado com os rumores lançados no ano passado pela própria Insider Gaming sobre a possibilidade de uma versão com o leitor amovível de discos. Falou-se mesmo na possibilidade de os utilizadores adquirirem o leitor opcional à parte.