A PlayStation 5 está para breve, mas apesar de as expectativas serem muitas, há uma funcionalidade que todos querem ver integrada na consola. Referimo-nos, claro, à retrocompatibilidade, que há muito é discutida online e que, graças a uma série de leaks, rumores e patentes, tem vindo a ganhar força. E de acordo com o portal GamingBolt, o sistema está praticamente garantido na próxima consola da Sony.

PlayStation 5: patente sugere retrocompatibilidade com todas as PlayStation anteriores
PlayStation 5: patente sugere retrocompatibilidade com todas as PlayStation anteriores
Ver artigo

O site aproveitou a última semana para publicar mais uma patente, registada pela tecnológica nipónica, onde é referido outro processo que deverá contribuir para que a PS5 consiga ler e executar jogos de gerações anteriores. Segundo escreve a IGN, pode ler-se no documento "simulação de operações de barramento Legacy para retrocompatibilidade".

Esta metodologia não deverá apenas permitir a leitura de jogos da PS4, mas também um ligeiro melhoramento na simulação de software antigo nesta nova consola. Na prática, isto deverá traduzir-se em experiências mais suaves e apelativas.

Por esta altura, falta ainda saber em que data irá a Sony apresentar a nova PlayStation. É sabido que a empresa não vai marcar presença na próxima edição da E3, pelo que deverá estar a guardar-se para fazer o anúncio no PlayStation Experience, em dezembro deste ano.