A PlayStation 5 está em desenvolvimento. A Sony já o confirmou, já existem estúdios a trabalhar em videojogos para o sistema, mas pouco se sabe sobre aquela que será a sucessora da PS4. No entanto, há uma funcionalidade que parece ser consensual entre a comunidade de jogadores. À empresa nipónica, mais do que qualquer outra coisa, pede-se compatibilidade com jogos de consolas anteriores. E de acordo com uma patente que foi recentemente tornada pública, tudo indica que tal se vai concretizar.
A patente regista um software que vai ser capaz de ler jogos e identificar a que tipo de programa é que eles correspondem. Neste domínio, o software contempla dois tipos de programa; o nativo, que diz respeito aos jogos originalmente concebidos para a PS5, e o "legacy", que vai englobar jogos desenvolvidos para sistemas anteriores. Desta forma, quando são identificados jogos pertencentes ao programa "legacy", a consola será capaz de lançar um emulador com capacidade para reproduzir o jogo.
Note que esta patente não inclui qualquer referência explícita aos termos "PS5" ou "PlayStation 5", pelo que a associação da mesma à próxima consola da Sony é puramente especulativa. No entanto, logicamente falando, esta é a relação mais óbvia, uma vez que a PlayStation é a única consola da marca nipónica.
Numa altura em que a PlayStation continua a apostar fortemente nos exclusivos, será de extrema importância assegurar um sistema de retrocompatibilidade na PS5. Primeiro porque a Sony terá todo o interesse em garantir que os jogadores não demonstram reticências na aquisição de uma PS5 por ainda terem muitos jogos da geração anterior para jogar; e depois porque a empresa quererá, naturalmente, continuar a rentabilizar a aposta que fez nos últimos anos no desenvolvimentos de exclusivos. Adicionalmente, tendo em conta os rumores e as expectativas do público, seria, nesta altura, um risco não integrar um sistema de retrocompatibilidade na consola.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários