A Sony aproveitou a última semana para nos mostrar a sua próxima consola, bem como um primeiro conjunto de jogos. Ficou a faltar o preço e o software, mas quanto a este último capítulo, apesar de ainda não existirem imagens oficiais, há já a confirmação de que tudo foi transformado. De acordo com Matt MacLaurin, um dos responsáveis pelo design da experiência de utilizador (UX), há "uma evolução muito interessante no sistema operativo" da consola. MacLaurin escreveu no LinkedIn que não só a interface foi completamente remodelada, como foram introduzidos novos conceitos na navegação e disposição de elementos gráficos.

Durante o direto do passado dia 11, a Sony optou por fazer um pequeno teaser do ecrã inicial do sistema, onde é pedido ao jogador que clique no botão PlayStation para ativar o comando. Da nova interface, nada mais foi exibido para além disso, mas MacLaurin garante que podemos esperar uma interface "mais subtil do que espampanante".

O post adianta ainda que a Sony planeia mostrar o novo sistema operativo muito em breve. Em resposta a alguns comentários, MacLaurin escreve ainda que "talvez" talvez exista uma versão preta da PS5; que esta nova consola "é muito mais personalizável do que as anteriores gerações" e que "vai haver uma edição especial para toda a gente".

Com estas declarações, fica claro que ainda não conhecemos todos os detalhes da PlayStation 5, pelo que, até ao lançamento, no final deste ano, a Sony deverá voltar a mostrar-nos algumas novidades sobre o sistema.

Quanto ao software, é importante sublinhar que a Microsoft decidiu seguir pelo caminho oposto com a nova Xbox Series X. Em vez de uma transformação, a tecnológica decidiu otimizar a interface que apresentou com a atual geração de consolas, fazendo apenas ajustes estratégicos para melhorar a relação do utilizador com a consola.