Devido à crise social que se está a viver nos Estados Unidos devido ao racismo, a Sony decidiu adiar uma semana a sua apresentação “The Future of Gaming”, com a promessa de mostrar alguns dos títulos previstos para a PlayStation 5. A comunidade de jogadores, e fãs da PlayStation em particular, ansiavam as novidades, com esperança de ter um vislumbre da consola, que a Sony continua a manter nos segredos dos deuses.

A contagem decrescente fez com os anos das agora cinco gerações de consolas, com uma montagem dos títulos mais emblemáticos, para depois de focar, curiosamente em Grand Theft Auto V, como o primeiro jogo anunciado para a PlayStation 5, durante 2021, com melhorias gráficas. Jim Ryan CEO da PlayStation refere o privilégio trabalhar com a Rockstar todos os este anos, salientando alguns dos jogos que vão ser lançados para a PS5.

Um dos títulos que vai acompanhar a PlayStation 5 é Spider-Man Miles Morales, revelado num teasing, mas sem ser informado se será uma nova aventura ou uma expansão para o jogo da PS4, aproveitando para trazer todo o jogo para a nova geração. Outro jogo que serve de bandeira às consolas da Sony é Gran Turismo, e o próprio Kazunori Yamauchi revelou Gran Turismo 7, seguindo-se um pequeno gameplay, mas sem revelar data de lançamento. Pelo seu histórico, duvidamos que seja nos próximos anos.

O melhor ficou para o fim, e finalmente podemos ver a PlayStation 5. Quebrando a tradição estética, e aproximando-se do comando já revelado, branca em néons de tom azul, a consola terá duas versões, sendo uma dela totalmente dedicada ao digital. Ainda não foi revelada a data ou o preços das duas versões que vão chegar ao mercado.

Veja algumas fotografias da PlayStation 5

A apresentação não perdeu o gás de exclusivos, e Ratchet & Clank esteve presente, no regresso da dupla mais tresloucada na família PlayStation. O trailer, com diversas sequências de gameplay, mostrou a dupla a viajar em diferentes ambientes, desde uma cidade a voar até aterrar num barco de piratas, como que a viajar no tempo. Rift Apart é o nome do novo jogo da Insomniac Games, revelando um Ratchet com um aspeto novo. No final foi possível ver um pouco de gameplay, com o jogo a manter a mesma estética e gameplay familiar, mas com uma escala que parece ainda maior, com dezenas de inimigos no ecrã, partículas e muita ação a decorrer em simultâneo.

O jogo seguinte é da Square Enix, uma aventura na terceira pessoa chamado Project Athia, que nos coloca na pele de uma jovem a combater monstros. Mais nada foi revelado, excepto que foi desenhado exclusivamente para a PS5. Outro título apresentado foi da Stray, da Anapurna, previsto para 2021. O teaser revelou uma cidade ciberpunk e um protagonista que parece ser um gato.

Na pausa dos jogos, a Sony mostrou um pequeno teasing com informações da consola e do seu comando, mas nada que não tenhamos já conhecimento. Hermen Hulst, líder da Worldwide Studios deu o seu testemunho sobre a consola, referindo que os produtores vão poder construir novos mundos, levantando a ponta do próximo exclusivo desta vez da Housemarque. Trata-se de um jogo de ficção científica, de ação na terceira pessoa, que parece bem mais ambicioso que os títulos que a produtora está habituada a entregar. Pelo trailer parece negro, como uma espécie de Dark Souls. Chama-se Returnal. 

Sackboy: A Big Adventure marca o regresso do protagonista de LittleBigPlanet, num novo jogo de plataformas, com uma perspetiva isométrica e de side scrolling lateral, mantendo uma estética muito semelhante aos jogos anteriores. Agora, ainda mais felpudos… Pelo trailer, o jogo mantém a cooperação entre quatro jogadores, cada um com a sua aparência estética. 

A Lucid revelou um jogo de carros em arenas, numa espécie de Destruction Derby, mas onde os pilotos podem sair dos carros, e evitando ser atropelados podem lutar corpo-a-corpo. Um jogo de aspeto colorido, muito cool e cheio de estilo, a avaliar pelo trailer. Chama-se Destruction All Stars.

Já a Ember Lab apresentou uma história num mundo de fantasia, chamado Kena: Bridge of Spirits. O projeto seguinte da Ko_Op chama-se Goodbye Volcano High e está previsto para 2021, mostrando animações de jovens dragões que vivem numa cidade.

A apresentação marcou ainda o regresso da Oddworld Inhabitants, a criadora da série Abe’s World, um dos jogos que marcou a primeira PlayStation. O estúdio está de regresso com uma nova aventura, e como disse o próprio criador, “este é o jogo que sempre quisemos fazer”. As criaturas tresloucadas de Oddworld estão de regresso num jogo chamado Oddworld: Soulstorm.

Sinji Mikami, o lendário produtor de jogos como Resident Evil, Devil May Cry e The Evil within mostrou finalmente um pouco mais sobre o seu novo jogo: GhostWire: Tokyo, misturando muita ação na terceira pessoa, perseguições de motas e muitos monstros para enfrentar num ambiente de ficção científica.

The Far Shore, previsto para o natal de 2020 é um jogo da Superbrothers de ficção científica com direito a um pequeno teaser, sem revelar nada sobre a jogabilidade. A Gearbox revelou também mais um pouco do seu jogo Godfall, recordando que foi o primeiro estúdio a revelar um título exclusivo para a PS5. Trata-se de um jogo de arenas com deuses em combate. Dos criadores de Hyper Light Drifter foi mostrado o gameplay de uma aventura na terceira pessoa. O jogador assume personagem com capacidade de deslizar pelos cenários. Chama-se Solar Ash e está previsto para 2021.

Uma das surpresas da noite foi a revelação de Hitman III da IO Interactive, previsto para janeiro de 2021. É o último capítulo da trilogia, colocando o famoso Agent 47 no Dubai. Este pode ser um jogo capaz de “apalpar” as capacidades da consola, pois sempre foi uma série com cenários grandes para explorar, com muitos NPCs para o assassino se misturar.

Um jogo que fez furor na realidade virtual foi Astro PlayRoom, que estão de regresso com uma nova aventura.

Ainda no que diz respeito a jogos indie, a Neosroom apresentou uma aventura tresloucada de um caçador, que explora grutas, trepa montanhas e desliza pelas dunas do deserto montado em criadores. O jogo chama-se Little Devil Inside e parece divertido e repleto de ação.

Mantendo a tradição dos jogos de desportos, a 2K Games revelou a versão pré-alpha de NBA 2K21, destacando-se as expressões do atleta, o suor a escorrer pela cara e pernas, aproximando-se cada vez mais do fotorealismo.

E que tal um jogo em que controlamos um morango? Bem, quase, do criador de Octadad, um dos jogos mais tresloucados de sempre, este novo Bugsnax, previsto para o fim do ano, tem lugar numa ilha em que as criaturas comem insectos ou frutas e adotam as suas formas. Pelo menos é essa a ideia deixada pelo trailer de teasing. Certo é que a mesma dose de loucura vai manter-se.

Na despedida do evento, com tantos títulos revelados, Shuhei Yoshida, o líder da divisão de jogos indie da Sony deixou para o fim um teasing de Demon's Souls, o remake que há algum tempo já era um rumor na indústria. Ainda houve tempo para revelar o novo jogo da Arkane Studios, da família da Bethesda, um FPS repleto de ação, com diversos poderes chamado Deathloop. O conceito passa por colocar assassinos em loop, matando-se à vez, num design que se espera original.

Resident Evil VII marca o regresso de Chris Redfield, e tem o subnome de Village, com uma temática de lobisomens. O trailer mostrou-se repleto de monstros e criaturas aberrantes, provavelmente voltando a desviar-se do seu conceito. Está previsto chegar em 2021. A Sony parece mesmo ter metido toda a "carne no assador" nesta apresentação, deixando ainda um teasing de Pragmata, um jogo em que um astronauta salva uma menina da terra e leva-a para a Lua, de forma enigmática. O jogo está previsto para 2022.

A Sony não poderia fechar a noite se (mais) uma "bomba": a sequela de Horizon Zero Dawn, num regresso de Aloy, numa viagem pela terra devastada. Chama-se Horizon: Forbidden West e promete bestas mecânicas ainda mais brutais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.