Desde quarta-feira que os utilizadores da PlayStation Network estão sem acesso ao serviço que fornece suporte online aos proprietários de consolas da Sony com ligação à Internet. De acordo com a empresa, a medida foi tomada na sequência de uma "intrusão no sistema".

A explicação foi avançada na sexta-feira, 22 de Abril, por um dos responsáveis pelos serviços de media social da empresa, mas o problema continua sem solução à vista.

Na primeira mensagem publicada no blog oficial do serviço, Patrick Seybold afirmava que tanto o PlayStation Network como o Qriocity - o novo serviço multimédia da marca, que não se encontra disponível em Portugal - tinham sido "desligados" na noite de dia 20, para que fosse possível investigar a ocorrência.

"Estamos a fazer tudo o que podemos para resolver esta situação rapidamente", escrevia o responsável, agradecendo a paciência dos utilizadores e prometendo partilhar mais informação logo que possível.

No dia seguinte, uma nova mensagem lamentava a suspensão dos serviços, adiantando que a solução passava por reestruturar o sistema, reforçando a infra-estrutura de rede, o que poderia levar algum tempo, mas "valia a pena" porque iria dotar o sistema de maior segurança.

Ontem, a empresa confirmou que o problema continuava sem data para estar solucionado. "Infelizmente, ainda não tenho novidades ou prazos" para avançar, admitiu Patrick Seybold, agradecendo, uma vez mais, a compreensão dos utilizadores e prometendo mais informação logo que possível.

Embora a Sony não tenha divulgado suspeitas a respeito da identidade dos responsáveis pelo ataque, a imprensa especializada chegou a especular sobre o envolvimento do grupo Anonymous - em retaliação pelo processo intentado pela fabricante contra o hacker que desbloqueou a PS3 - mas o grupo já negou qualquer envolvimento.