A PlayStation Network está de regresso. O anúncio foi feito durante o fim-de-semana, a partir do blog oficial da empresa, num vídeo em que o vice-presidente executivo da Sony, Kazuo Hirai, agradeceu a paciência dos utilizadores da plataforma e anunciou a oferta de um “pacote de boas-vindas” de conteúdos e serviços, como forma de compensação.

Embora lamente a demora e volte a pedir desculpas pelo sucedido, o responsável refere que a Sony quis garantir as funcionalidades de segurança da plataforma antes da reposição do sistema.

“Os ataques foram sérios e sofisticados e levou tempo a instalar e a testar novas medidas de segurança em todo a plataforma online. Achámos que devíamos isso aos nossos clientes”, refere Kazuo Hirai, no vídeo publicado online .

A PSN – a par do Qriocity - estava offline desde 20 de Abril , na sequência de um ataque informático que poderá ter comprometido dados de mais de24 milhões de clientes.

Destes utilizadores, os atacantes ficaram a saber números de telefone, moradas, nome, data de nascimento e passwords de acesso ao serviço. Neste universo há ainda um grupo de 12,7 mil utilizadores de contas fora dos Estados Unidos cujos números de cartões de crédito e datas de validade foram acedidos pelos atacantes. Os códigos de segurança dos cartões de crédito ficaram a salvo, garante a Sony.

Como forma de compensação, a empresa japonesa anunciou que irá oferecer um “welcome back pakage” de conteúdos e serviços, sobre o qual promete revelar mais pormenores brevemente.

Por enquanto, lembra aos utilizadores da plataforma online que a restauração do sistema requer a modificação das palavras-passe de acesso.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.