Segundo o portal DualShockers, os comandos do sistema podem reservar uma surpresa das grandes, uma vez que a Sony patenteou um desenho técnico onde os controladores surgem com um touchscreen funcional no local onde agora se encontra o control pad.

Ao longo dos últimos 20 anos, o DualShock não passou por transformações muito substanciais. Para além dos joysticks, adicionaram-se gatilhos mais responsivos, suprimiram-se os cabos e integraram-se painéis sensíveis ao toque. A silhueta mantém-se praticamente intacta e a disposição dos botões também. No entanto, tal como sublinha a imprensa especializada, a PlayStation há muito que "namora" o conceito de controlador interativo, e este sistema poderá ser a concretização plena dessa ideia.

Sony já recruta para preparar lançamento da nova PlayStation 5
Sony já recruta para preparar lançamento da nova PlayStation 5
Ver artigo

A concretizar-se, o touchscreen pode ser ideal para exibir informações complementares ao jogo, como um mapa ou um registo estatístico. Num jogo de FIFA, por exemplos, os jogadores podem até recorrer ao ecrã para fazer uma substituição sem terem de colocar a partida na pausa.

Note que esta ideia já foi replicada pela Nintendo, com a Wii U, e pela Sega, com a Dreamcast. Nenhum dos controladores foi particularmente popular.

Importa sublinhar que esta é apenas uma patente que pode nunca vir a materializar-se num produto final. Por outro lado, a Sony pode até aplicar este conceito num controlador adicional que não aquele que vem com a PlayStation. Resta-nos esperar para ver.