O novo modelo da consola PlayStation da Sony, que será lançado em 2005, vai correr num chip informático que se prevê ser 200 vezes mais veloz do que os que estão actualmente instalados em computadores pessoais e outras unidades de jogos. O objectivo é que esta consola seja a primeira a funcionar sem precisar de DVD.



Segundo a Associated Press que cita a agência de notícias Kyodo News, o desenvolvimento deste chip irá custar ao fabricante japonês a quantia de 400 milhões de dólares (438 milhões de euros). A Sony está também a considerar a hipótese de disponibilizar o chip a outros fabricantes para utilização em televisores e equipamentos electrónicos.



A possibilidade de jogar online parece ter entrado definitivamente na estratégia da Sony, que está agora a tentar adiantar-se aos seus concorrentes onde se destacam a Microsoft e a Nintendo, com a Xbox e a GameCube, respectivamente.



Até ao momento, a Sony já colocou no mercado mais de 28 milhões de consolas PlayStation 2. Por seu lado, a Nintendo afirma ter expedido 2,7 milhões de unidades GameCube para venda e a Microsoft prevê colocar entre 3,5 milhões a 4 milhões de unidades Xbox até ao final de Junho.



Tanto a Microsoft como a Sony anunciaram que irão vender mais para o final deste ano adaptadores e software para títulos de entretenimento que poderão ser jogados online.



Notícias Relacionadas:

2002-03-08 - Utilizadores americanos da PlayStation 2 vão poder jogar online a partir de Agosto

2002-01-30 - Sony equipa PlayStation 2 com Linux

2001-12-13 - Microsoft quer colocar jogos da consola Xbox online em 6 meses

2001-06-05 - Sega e Sony ligam consolas através da Net