A Sony apresentou no início da semana a Playstation Vita TV, uma consola de dimensões reduzidas que permite jogar no televisor jogos da portátil Vita, da PSP e da PS One. Um dos grandes atrativos do equipamento é o preço, entre os 100 e 130 euros, mas os fatores positivos podem não ficar por aqui.

Durante uma mesa redonda com alguns jornalistas o diretor executivo da Sony Computer Entertainment (SCE), Andrew House, revelou que a nova Playstation Vita TV tem capacidade para suportar jogos da Playstation 3. A acontecer, os jogos serão distribuídos através da cloud para a mini-consola, um pouco como vai acontecer com os títulos da PS3 para a Playstation 4.

A PS4 é direcionada para os jogadores dedicados, enquanto a Vita TV deve assegurar o interesse dos jogadores casuais. Mas com o suporte para títulos da Playstation 3, aliado ao baixo preço da consola, a tecnológica japonesa pode ter um sucesso comercial entre mãos. O catálogo da Playstation Vita também contém títulos de sucesso, enquanto a retrocompatibilidade com a PS One e PSP asseguram os jogos de culto.

A Playstation Vita TV vai ter ainda suporte aos serviços de distribuição de filmes e música da Sony, vai ter um navegador de Internet, uma aplicação de email e vai permitir aceder a livros eletrónicos. O objetivo é lutar por um lugar de destaque entre equipamentos de entretenimento na sala de estar.

O CEO revelou que o conceito da consola surgiu nas equipas de desenvolvimento antes do lançamento da PS Vita e que a concretização do projeto apenas aconteceu durante 2012.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico